terça-feira, 29 de maio de 2012

Cerclagem (ou circlagem) uterina: Diagnóstico e preparação

Circlagem: Diagnóstico e Preparação



O diagnóstico de um colo incompetente normalmente é feito pela história clínica e/ou de exame (manualmente durante um exame pélvico ou utilizando a tecnologia de ultra-som).

Alguns sintomas de um colo incompetente para decidir se é necessária uma circlagem são:
  •  dilatação cervical
  •  encurtamento do colo do útero
  •  afunilamento de 25% ou mais (quando a abertura interna do colo do útero começa a dilatar-se, mas a   abertura externa permanece fechada)

Antes do procedimento ser realizado, há uma série de etapas preparatórias que devem ser tomadas. Uma história médica completa serão tomadas.  Um exame do colo do útero será necessário para avaliar o estado do colo do útero, geralmente uma transvaginal (através da vagina) ultra-som será executado.

Nenhum alimento ou bebida será permitida após a meia-noite antes do dia da cirurgia, para evitar náuseas e vômitos durante e após o procedimento. AO paciente também será orientada a evitar relações sexuais, compressas e duchas durante 24 horas antes do procedimento.  Antes do procedimento é executado, uma via intravenosa (IV) cateter será colocado no fim de administrar líquidos e medicamentos.

Após a Circlagem

Após a colocação da circlagem, a paciente será observada durante pelo menos várias horas (às vezes durante a noite) para garantir que ela não irá entrar em trabalho de parto.  A paciente, então, será autorizada a regressar para casa, mas será orientada a permanecer na cama ou evitar atividades físicas por cerca de uma semana a quinze dias.  Terá que ir ao médico regularmente para que este possa monitorar o colo do útero e a costura bem como ter maior atenção aos sinais de parto prematuro.

Riscos

Enquanto circlagem é geralmente um procedimento seguro, há uma série de possíveis complicações que podem surgir durante ou após a cirurgia.  Estes incluem:
  • riscos associados à anestesia regional ou geral
  • trabalho de parto prematuro
  • ruptura prematura de membranas
  • infecção do colo do útero
  • infecção do saco amniótico (corioamnionite)
  • ruptura do colo do útero (pode ocorrer se o ponto não é removida antes do início do trabalho)
  • prejuízo para o colo do útero ou da bexiga
  • sangramento

Resultados normais

A taxa de sucesso para circlagem cervical é de aproximadamente 80-90% para circlagens eletivo, e 40-60% para circlagens emergente.  A circlagem é considerada bem sucedida se a paciente não entrar em trabalho de parto até  37 semanas (a termo).

Taxas de morbidade e mortalidade

Bebês nascidos entre 22 e 25 semanas de gravidez correm o risco significativo de deficiência moderada a grave (46-56%) ou morte (cerca de 10-30% sobrevivem com 22 semanas, aumentando para 50% em 24  Alternativas
Dependendo de sua condição específica, uma mulher pode ter algumas terapias alternativas disponíveis para ela a fim de evitar ou atrasar o trabalho prematuro.  Estes incluem:
  • Pelo menos 20% das mulheres grávidas nos Estados Unidos têm pelo menos uma semana de repouso prescrito para eles em algum momento de sua gravidez. 
  • A idéia de repouso na cama é para evitar uma pressão desnecessária sobre o colo do útero.
  • Antibióticos.  Algumas infecções são associadas com um risco elevado de parto prematuro (por exemplo, superior a infecção do trato genital).  Antibióticos podem ser bem sucedidas na prevenção de parto prematuro ocorra por tratar a infecção.


Fonte: http://www.answers.com/topic/cerclage%20cervix

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...