domingo, 27 de maio de 2012

Crescimento do bebê - das primeiras à 8ª semana - 1º trimestre

1º trimestre


4ª Semana
Mãe: a gravidez é diagnosticada pelo exame de sangue, onde o hormônio da gravidez tem um nível mais elevado de HCG (hormônio gonadotrofina coriônica). Pode-se utilizar o teste de gravidez feito através da urina, mas neste estágio o exame não é tão preciso como o exame de sangue.
Bebê: o blastocisto começa a transformar-se em embrião, diferenciando-se em três tipos de camadas de células, que darão origem a três tipos de tecidos. A camada interior (endoderma) formará os pulmões, o fígado, o sistema digestivo e o pâncreas. A camada média (mesoderma) formará o esqueleto, músculos, rins, vasos sangüíneos e o coração. A camada externa (ectoderma) dará origem à pele, cabelo, olhos, esmalte dos dentes e ao sistema nervoso.
As células de cada tipo de tecido se movimentarão até atingirem a localização apropriada e a cabeça do embrião se afunilará em direção a um ponto, como uma lágrima.

5ª semana

Mãe: Sinais da gravidez: a mulher está feliz com a descoberta da gravidez, mas talvez um pouco insegura. Isto é normal. Acontecem alterações emocionais e no organismo, como seios doloridos e inchados, náusea e vômitos. O HCG, hormônio da gravidez, pode ocasionar congestão pélvica, que se manifesta no desejo de urinar pequenas quantidades freqüentemente. Ela pode sentir-se cansada; isto ocorre devido aos altos níveis de progesterona. Também ocorre alteração do sono, tanto sonolência como certa insônia.
Bebê: agora o embrião tem o formato de um "C" e partes superiores e inferiores bem definidas. Possui uma faixa nas costas, que se curva para formar um canal que se fechará, dando origem ao tubo neural. Posteriormente, o tubo neural se transformará em medula espinhal e cérebro. No centro do embrião, uma saliência está se desenvolvendo para formar o coração e os vasos sangüíneos.

6ª semana

Lidando com os primeiros sintomas
Mãe: nesta semana, os sinais de início de gestação permanecem. A mulher também poderá sentir-se irritada e um pouco mais cansada do que antes. É importante encontrar um período em que ela possa descansar.
Bebê: comprimento - 2 a 4 mm. O tubo neural já se fechou e o cérebro está se desenvolvendo e crescendo para preencher a cabeça. Os olhos já começam a se desenvolver. O coração começa a bater. Pequenos botões, que darão origem aos braços e pernas, começam a aparecer, mas uma cauda ainda está presente neste estágio.

7ª semana

Mãe: ocorre o espessamento do muco cervical, que coagula para formar o tampão do canal cervical no fim da gestação. Este tampão será expelido antes do trabalho de parto, quando o colo uterino da mulher começar a dilatar.
Bebê: comprimento - 5 a 13 mm; peso - 0,8 g. O aparelho digestivo embrionário está começando a se formar, com o intestino grosso já presente; os pulmões também estão se desenvolvendo, apesar de que o embrião não terá seu pulmão ativo.
O oxigênio que ele recebe, juntamente com os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, vem do sangue que passa da placenta para o embrião através do cordão umbilical. O cordão umbilical está crescendo, à medida em que a placenta amadurece. O rosto já tem os contornos, com pouca pigmentação e perfuração para a boca e narinas.

8ª semana

Mãe: apesar de o útero estar começando a aumentar, as pessoas ainda não percebem, só a gestante e seu médico. Os sintomas apresentados podem ser desagradáveis, mas isto significa que o corpo está se adaptando à gravidez e às necessidades do bebê em crescimento. Os seios começam a preparação para a amamentação; as glândulas mamárias crescem; a circulação e a freqüência urinária aumentam; o útero comprime a bexiga.
Bebê: comprimento dos pés à cabeça - 14 a 20 mm; peso - 3 g. Nas extremidades dos membros em desenvolvimento, pequenos dedos começam a se formar; aparecem minúsculos braços levemente flexionados; na lateral do pescoço, estruturas do ouvido externo também despontam; o lábio superior e a extremidade do nariz estão aparecendo no rosto; as pálpebras dos olhos estão começando a se formar.

 Fonte: Gestavida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...