segunda-feira, 11 de junho de 2012

Período Pós cerclada - 8º fim de semana

Bom diaaa!!
Feliz, muito feliz!
Mais um fim de semana se passou, "Para nooooooossa Alegriiiiaaaaa" (Risos)!
Novidades da semana? Sim, muitas.

Primeira, levei meu filho ao pediatra na terça-feira, a mesma terça que eu fiz a ultra e descobri a dilatação (ver aqui). Ele me passou vááááárias recomendações que postarei logo mais.

Segunda, foi a descoberta da dilatação e o repouso passar de relativo (onde eu levantava para ir ao banheiro, sempre que necessitasse e ia, algumas vezes, à sala assistir TV deitada no sofá) para absoluto (onde tudo o que eu deveria fazer seria na cama mesmo, deitada, pernas elevadas, sem poder nem sentar-me!).

Terceira, finalmente tomei a vacina contra a gripe, e levei meu filhote para tomar a dele também, na sexta-feira.

Quarta, a melhor de todas, na mesma sexta da vacina, fui à minha GO. Ela perguntou que exagero era esse o eu de ficar deitada o tempo todo, que desespero e eu disse que foi a médica ultrassonografista quem viu a dilatação e me deu as recomendações.
Olhe, ela ficou brava! Disse: - Carlene, sua obstetra sou eu, quem sabe como está a sua situação sou eu! Eu sei o trabalho que eu fiz em sua cerclagem, sei como ficaram os pontos. É claro que seu colo já está dilatando, pois você tem incompetência e eu não costurei nela, para não romper a bolsa, costurei abaixo dela. A cerclagem terá o efeito do orifício interno, então, acima dela, lógico que vai estar dilatado, a bolsa tenderá a descer um pouco pela passagem da dilatação, as da costura não passará. O repouso é necessário? Sim, fundamental. Mas vamos deixar de exageros que, pelo menos, uma vez por dia você pode se levantar da cama e pode sentar-se um pouco,sim!
Aí, me lembrou de que com Heitor foia mesma coisa, que meu colo dilatou na 18ª semana, mas que os pontos ficaram firmes e ele só nasceu antes do tempo porque eu tive a pre-eclampsia!
Ufa... fiquei super tranquila, mesmo levando carão! (Risos).
Meu marido disse: A doutora "pegou ar"! (Risos)

E, a quinta e última novidade da semana, no domingo recebemos a visita dos nossos cumpadres, padrinhos de Heitor, que há umas boas semans não apareciam. Trouxeram um delicioso strogonoff de peixe e nosso almoço foi diferente, vindo de fora! Delícia!


Imagem extraída do site: http://medfoco.com.br/incompetencia-istmo-cervical-diagnostico-e-tratamento/.No meu caso, como tenho a incompetência, esse colo começa a encurtar. E, quanto mais curto, mais próximo ao trabalho de parto. Mas tem mulheres que conseguem sustentar o colo com menos de 1cm de comprimento até o fim da gestação a termo.




O Colo do úetro:

O colo do útero faz parte do aparelho reprodutor feminino. É a parte inferior e mais estreita do útero (“ventre”). O útero é um órgão oco, em forma de pêra, situado no abdómen inferior. O colo do útero liga o útero à vagina que, por sua vez, conduz ao exterior do corpo.
O canal cervical é uma passagem. O sangue é libertado do útero e passa através do canal até à vagina, durante o período menstrual da mulher. O colo do útero também produz muco , que ajuda os espermatozóides a deslocarem-se desde a vagina até ao útero. Durante a gravidez, o colo do útero contrai-se para ajudar a manter o bebé no interior do útero. Durante o parto, o colo do útero abre-se (dilatação) para permitir a passagem do bebé através da vagina.

(Fonte: http://www.roche.pt/sites-tematicos/infocancro/index.cfm/tipos/cancro-do-colo-do-utero/)


Imagem extraída do site: Imagen extraída do site: http://bonequiinha.blogspot.com.br/, com adaptações acerca do colo do útero











4 comentários:

  1. Olá,meu nome é Regiane e estou em Curitiba. Gostei muito do seu blog e acho também que será muito útil para mim. Eu tive uma gestação que iniciou em agosto de 2011 e findou em janeiro de 2012, quando minha filha acabou nascendo com 23/24 semanas devido a IIC, eu fiz uma cerclagem no dia 05/01/2012, mas não fiquei de repouso absoluto pq minha médica achou exagero, e de certa forma acabo culpando ela por isso, nunca mais voltei lá no consultório dela. Agora fiz tratamento novamente e estou gravida, farei a cerclagem entre 12 e 16 semanas, mas ainda não escolhi o médico, tenho 3 na fila, mas quero consultar com mais um deles, pra me decidir qual será o que vai me acompanhar nessa jornada. Olha, na minha opinião, acho que repouso nunca é demais, pesquisei muito na net e ví que muitas mulheres que não tiveram esses cuidados no repouso acabaram perdendo seus bebes ou passando por momentos muito difíceis durante a gestação, por isso acho melhor pecar pelo excesso de cuidado do que pela falta dele. Me escreva para conversarmos e trocar experiências, estou com 5 semanas e vou amanhã fazer a eco pra saber quantos são, pois tenho chances de ter múltiplos, pois tinha 6 óvulos no período fértil. Que venha o que Deus permitir, quantos Ele quiser me dar, quantos eu puder cuidar e criar com muito amor e carinho sem que lhes falte nada. Um abraço e boa sorte pra vcs e me escreva tá? Meu e-mail: regiiv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Estou aguardando seu contato, te enviei um e-mail dias atras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Regiane. Desculpe a demora em te responder. Eu tive uns probleminhas com minha net e não entrei no Blog. Quanto ao seu a-mail, eu não vi. Vou procurar mais atentamente em minha Caixa de Entrada.
      Bom, parabéns pela gravidez. Sim, também acho melhor pecar pelo excesso que pela falta. Pelo menos, não vai ficar aquele peso na consciência de "Eu deveria ter feito isto"... Do contrário, ficará a certeza de "fiz tudo o que estava ao meu alcance"!
      Fique tranquila. Vc já sabe o seu problema, já vai cerclar. O negócio agora é mesmo procurar um médico de confiança, pois isso é a base de tudo. Sabe, em uma consulta, acho fundamental que o GO nos ouça, antes de sair tirando conclusões, que ele nos explique detalhadamente sobre todas as perguntas que fazemos a ele e, sobretudo, que ele mostre-se disponível dando seu telefone pessoal para contato, para o caso de uma necessidade (sim, tem médicos que não dão! Pra gente entrar em contato com ele, tem que ligar pra clínica).
      Já fez sua Eco? E aí? 2, 3, 4??? Se for gravidez múltipla, aí o cuidado terá que ser redobrado, viu. Pois o colo já é sensível, com gravidez múltipla, fica ainda mais delicado!
      Boa sorte. Deus te abençoe sempre!
      E volte aquimais vezes.

      Excluir
  3. Mais informações em: http://www.medfoco.com.br/incompetencia-istmo-cervical-diagnostico-e-tratamento/

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...