terça-feira, 26 de junho de 2012

Crescimento do Bebê - 25ª semana - 2º trimestre

Ontem, segunda-feira, dia 25, fui na minha GO, em seu plantão no Hospital da polícia que ela trabalha, pois como ocorreu o episódio do sangramento na sexta (clique aqui para saber), ela me pediu que fosse lá para ser examinada.
Affs... fui dormir no domingo às 2h40 porque minha mãe e meu marido ficaram bebendo e conversando no quarto para me fazer companhia, e tive que levantar às 5h45... Resultado? Sonoooo...
Mas, olha a minha disposição para ir à consulta:

Exame feito, tudo normal...
Os pontos no mesmo local, sem sinal de sangramento ou herniação da bolsa. Nada de diferente, nada de alarmante.
Graças a Deus!
Ela disse: - Mas, vamos pecar pelo excesso. Prefiro que você mantenha o repouso absoluto.
E quando eu fizer 28 semanas, ela quer que eu repita a dosagem do corticóide.
Solicitou os exames para este período (glicemia de jejum e outros que depois eu posto e explico, que são para verificar a presença de início de pré-eclampsia). A preocupação dela (e minha), é que em julho ela vai estar de férias! Mas já me deixou sob aviso da GO amiga dela, que a acompanhou em minha cerclagem, para me ver neste período.

Bom, eis que agora entro na 25ª semana...

 
25ª semana

Mãe: O útero está do tamanho de uma bola de futebol, empurrando o diafragma e as costelas inferiores da mulher para cima, deslocando seu estômago. Somando os efeitos da progesterona, que diminui a velocidade do esvaziamento de alimentos do seu estômago, ela estará mais propensa a liberar ácido no esôfago e a ter azia, particularmente após as refeições.
Bebê:
comprimento - 22 cm; peso - 700 g. A diferenciação sexual está sendo completada entre o menino e a menina. O bebê já mexe os dedos para fechar a mão. Os chutes e socos farão com que a mãe saiba quando ele está mais ativo, especificamente quando ela estiver descansando.
Fonte: www.gestavida.com.br

Período Pós cerclada - 10º fim de semana

Ufa!
Quase que eu não entro para contar as novidades dessa semana que se passou, hein!
E, graças a Deus, passou rápida, como tem sido ultimamente (pelo menos pra mim, a ansiedade não está me consumindo tanto assim!).
Sexta-feira, dia 22, tive um sustinho ao ir ao banheiro... notei uma manchinha de sangue no papel higiênico. Isso era umas 10h.
Tentei entrar em contato com minha GO, mas ela só me deu retorno às 17h.
Num tom de preocupação, pediu que eu tomasse Celestone Soluspan Injetável (o corticóide para amadurecer o pulmão do bebê), para o caso de um parto prematuro. Duas ampolas em uma aplicação num dia e mais dus em outra aplicação com 24 horas. Sem poder sair de casa, da cama, pra nada (só para ir ao banheiro tomar banho e fazer  a necessidade mais urgente... rsrs Dá pra entender, né?)
Minha sorte é que minha vizinha do prédio onde moro é enfermeira, então ela veio em meu apartamento e aplicou no sábado pel manhã e repetiu a aplicação no domingo pela manhã...
Tudo bem, tudo ok.
E, para prevenir, a médica também passou Ultrogestan, progesterona, via oral, para que eu tomasse de 12 em 12h.

Mas, vamos lá. Fim de semana de festejo junino e eu nem entrei para desejar a todos um Bom São João! Falha minha.
Eu estava combinando de ir para casa de minha prima, mas com os acontecimentos da sexta, nada feito.
Meus pais vieram para minha casa e a festa foi aqui, com milho cozido, pamonha e canjica que minha mãe fez. Para os que tavam bebendo, também teve vinho e cerveja...
Estavam aqui também minha enteada e o sobrinho de meu marido. E Heitor adorou a companhia!

Na noite do sábado, meu pai desceu pro parquinho a molecada para brincarem, verem os fogos e a fogueira. Só eu que não pude participar do São João do meu filhinho... :(

No domingo tudo foi mais tranquilo, mais normal. E o episódio do sangramento, não se repetiu desde a sexta, ainda bem!

Filhote atento a tudo
Olhando os fogos
Pegando uma florzinha
Com o primo
Com o vovô materno
Com a irmã
Com a irmã e o primo
Com um amiguinho que arranjou no parquinho

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Qual a postura correta na gestação?

Não lembro de qual site peguei estas dicas, mas achei muitíssimo útil e interessante, por isso, posto aqui mesmo sem saber a autoria. Se alguém souber os créditos, favor, deixar comentário!

Gravidinhas, se liguem nestas dicas e protejam suas colunas!
A melhor postura em determinados movimentos:
Ao levantar da cama: antes de levantar-se, mexer as mãos e pés com movimentos circulares para lubrificar estas articulações, preparando-as para o movimento. Virar-se de lado e apoiar o tronco sobre o cotovelo, levando as pernas para fora da cama. Evitar levantar flexionando o tronco para frente, pois esta posição promove um afastamento dos músculos reto abdominais, prejudicando a sustentação dos órgãos abdominais e sua ação durante o período expulsivo.
Ao dormir: utilizar travesseiro que preencha o espaço entre a cabeça e os ombros e outro entre as pernas. Preferencialmente utilizando um posicionamento para o lado esquerdo, pois esta posição permite um relaxamento dos músculos das costas, diminuindo a compressão dos discos intervertebrais e facilita a circulação do sangue, principalmente a útero-placentária. 
Ao deitar: sentar na beira da cama, apoiar o tronco sobre o cotovelo, girando de costas, colocando as pernas sobre a cama. Para levantar, utilizar o processo inverso. 
Ao sentar: para sentar-se a cadeira deverá ter encosto e braço de apoio, apoiando bem as costas, sentando-se sobre as nádegas, permitindo aos joelhos relaxar em ângulo reto, e aos pés, descansar no chão. Permanecendo muito tempo nesta posição, estimular a circulação batendo os pés nos chão alternadamente.
Ao relaxar: é importante que a grávida repouse em sua cama uma hora, diariamente, colocando os pés para cima, pois ajudará a circulação em todo o corpo. Procure empurrar repetidamente os pés contra a guarda da cama, alongando a musculatura posterior das pernas o que fará com que ative a circulação. Isso deve ser feito com todo o cuidado e devagar.
Ao ficar em pé: ao ficar em pé, a grávida deve deslocar o peso do corpo para a parte anterior dos pés, evitando sobrecarregar os calcanhares; para se posicionar desta forma, basta fletir ligeiramente os joelhos, contraindo as nádegas. 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Crescimento do bebê - 24ª semana - 2º trimestre

E eis que chego à 24ª semana. De acordo com umas literaturas, no 6º mês. Outras literaturas já dizem que estou no 6º mês desde a 23ª semana.
Bom, por isso que os obstetras consideram melhor a contagem por semanas.
E nesta não há erro! 24.
Graças a Deus.
Que continue evoluindo sem problemas até a 37ª, pelo menos.
Faltam, então, 13, para eu respirar mais sossegadamente! Menos da metade! Bem menos. Percorri mais de 50% do caminho.

24ª semana

Mãe: Dores nas costas, pés doloridos e um cansaço geral podem afetar a mãe a partir de agora. Portanto, é importante que ela se organize para tornar sua vida o mais fácil possível, utilizando sapatos confortáveis, reservando um horário para seu descanso, colocando os pés para cima. O uso de meias elásticas favorece o não surgimento de varizes e diminui as dores na perna.
Bebê: comprimento - 21 cm; peso - 530 g. O desenvolvimento do rosto do bebê está agora mais ou menos completo. Os olhos estão juntos na frente do rosto (embora eles ainda estejam fechados). Agora ele está maior, preenchendo boa parte do útero. Ele apalpa o cordão umbilical e sente os arredores. Se a mãe assustar-se, o bebê também sentirá o impacto.
Fonte: www.gestavida.com.br

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Com que roupa eu vou??

A gente engravida e, após o 3º ou 4º mês, começa a perder as roupas que mais estima. Mas não damos fim a elas, é claro! Nossa esperança é usar todas depois do período pós-parto.
Mas... e enquanto isso não acontece, o que usar durante a gestação? Tem roupas que não caem bem, porém, como eu já disse em postagem anterior, estar grávida não significa que devemos usar roupas antigonas, somente batas, robes da vovó... Claro que não! Podemos, e devemos, ter muito estilo nesse momento mágico, lindo, especial e tão sublime na vida de qualquer mulher.
E, sendo assim, selecionei alguns modelinhos que eu achei lindos e compraria todos, se estivesse tendo uma gestação normal, podendo andar por todos os cantos... Pois aí, seria um look diferente para cada ocasião: festa, passeio, trabalho, médico, etc.
Como não estou tendo essas possibilidades, meus looks ficaram resumidos em 4 calças, 2 shorts, 5 vestidos, 8 blusas, 3 pares de sapatilhas e 1 sandália baixa (não posso usar saltos). Resumidinho assim, dá pra variar e fazer combinações para sair para o lugar que vou com maior frequência: ao consultório de minha GO para o pre-natal! (Risos).
Seguem os modelos que eu aprovei.
Lembrando: se for usar salto, que seja por um período curto, pois nós não podemos abusar, né? Prejudica nossa coluna e, devido a postura que passamos a adotar (postarei mais detalhes sobre isso depois), prejudica a circulação sanguínea e, como consequência, a oxigenação para o bebê.


Só no basicão! Tem coisa melhor? E depois, dá pra aproveitar essas mesmas roupas, mandando apenas ajustar a calça um pouco nas laterais!
Achei tudo os 3 looks, eu só não colocaria o casaco por sobre os ombros porque aqui em Recife faz muito calor!

Amei esse shortinho verde! Eu tenho um estilo jeans com um cintinho de tecido assim!
O estilo da segunda foto é super leve, vai do Mercado ao cinema...

Linda, em dia de frio

Pronta pro São João, não tá demais? Namoro esse...
Macacão fora do tradicional estilo Jardineira




Estes 4 últimos modelos estão um mimo, não? Idealíssimo para dias de sol, passeio ao ar livre...
Modelitos mais sociais, para festas. Lindos, não?

Esse é tudo!

 Agora, o mais importante nessas dicas todas:




 E aí? Ainda na dúvida de que roupa usar? As dúvidas aumentaram em relação a qual destes lindo modelitos usar, hein? (Risos)
E o melhor de tudo é que estas mesmas roupas dará para usar após a gestação. Se ficarem folgadas, é só levar na costureira e dar uns ajustes nas laterais, umas pinças nas costas, no cós... Você e ela saberão onde ajustar, isso é o de menos!

Segue dicas de algumas lojas onde vocês podem conferir estas e mais outras (clique no nome para abrir o link):

domingo, 17 de junho de 2012

Vamos cuidar de nossa higiene bucal!


Problemas dentários podem causar parto prematuro


O parto prematuro e a deficiência na saúde bucal estão diretamente relacionados . Foto: Shutterstock/Especial para Terra
Foto: Shutterstock/Especial para Terra
O parto prematuro e a deficiência na saúde bucal podem estar diretamente relacionados. De acordo com Carla Ferreira Kikuchi, ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, os problemas dentários não só causam prematuridade nos partos, como também o nascimento de bebês com baixo peso.

O fenômeno acontece por conta das bactérias que circulam no organismo. Por isso, qualquer problema dentário pode causa prematuridade ou baixo peso de recém-nascido, explica a médica.


De acordo com a ginecologista, boa parte das gestantes apresenta problemas bucais. "Como na maioria das vezes a gravidez não é planejada, a mulher já começa com algum problema dentário", diz. "E, durante a gestação, elas tendem a cuidar menos dos dentes. Os enjôos atrapalham a escovação e as pacientes não higienizam a área com a frequência necessária", esclarece.

Quando a gravidez é planejada, o ideal é que, na consulta prévia, o ginecologista oriente a paciente a fazer uma visita ao dentista.

Tratamento dentário na gravidez


O tratamento dentário está liberado durante a gestação, desde que seja algo que realmente não possa esperar. "O dentista vai avaliar se é algo que dá para esperar até o segundo trimestre da gravidez ou até depois que o bebê nascer, Mas, se for de urgência, por conta de infecções, a paciente deve fazer", afirma.

De acordo com Carla, o dentista e o obstetra devem ter uma relação estreita. "Se houver necessidade de ministrar um antibiótico, o ginecologista vai indicar quais são os liberados durante a gestação. Por isso, o diálogo é muito importante", assegura.

Depois de fazer o tratamento, é essencial que a mulher passe a ter uma boa rotina de higiene bucal. "Durante a gestação, ela passa a fazer mais refeições, mas, por outro lado, não cria o hábito de escovar os dentes com a mesma frequência", conta. O acumulo dos restos desses alimentos pode acabar causando um novo problema dentário. 


(Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/fertilidade/noticias/)

Período Pós cerclada - 9º fim de semana

E eis que chegamos a mais um fim de semana.
Uau! Não sei se é impressão minha, mas acho que os dias estão passando rapidinho.
Graças a Deus! Minhas preces continuam sendo ouvidas!

Esta semana não foi  tão diferente da anterior, em relação ao repouso.
No entanto, na sexta-feira, dia 15, houve a Convenção Partidária do PMDB do Cabo de Santo Agostinho - PE, e, como meu marido é candidato a vereador e, nesse dia, iria se apresentar como tal, dando nome e número, eu não poderia ter deixado de ir.
Com que roupa eu vou? Foi a primeira pergunta...
Bom, como eu disse em postagem anterior que a gente tem que estar bonita e confortável, pensei muito antes de colocar qualquer roupa. E acho que o visual ficou bom. Caprichei na maquiagem e nas unhas... O sapato baixinho porque não podemos exagerar, não é?

Foi um esforçozinho extra, mas eu juro que permaneci sentada o evento inteiro.

E o repouso volta com tudo. Vamos em frente pra mais uma semana, e contagem regressiva para as 40 semaninhas findarem.
Agora, faltam 16 fins de semana para a data prevista para o parto (DPP).
Que venha logo!

sábado, 16 de junho de 2012

Palavras de especialista - Pediatria

Heitor começou a apresentar problemas na hora da alimentação.
Ele, que sempre comia tão bem e de tudo o que puséssemos, passou a selecionar o que queria.
Bom, tudo bem, ele tá ficando independente e tem suas preferências, mas...
O problema é que ele só quer arroz, pão, biscoito, bolacha e vitamina da banana.
Até Danoninho (queijo tipo Petit Suisse) ele tem dado trabalho pra consumir.
Pensei: Isso é uma fase, logo vai voltar.
Porém, passados 2 meses e ele nessa de não se alimentar direito durante o almoço, fiquei bastante preocupada.
Levei-o ao pediatra em janeiro (sim, isso foi no início do ano), e ele me disse que Heitor, provavelmente, tem o problema chamado "seletividade", onde a criança apresenta tendência a consumir massas e leite, evitando outros alimentos, demonstrando pouco, ou mesmo nenhum, interesse pelo que lhe é oferecido. Isso é ruim? Sim, claro, pois ela deixa de comer os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento.
Então, ele receitou "Fortini", um suplemento para ser adicionado às suas refeições.

Ótimo.
Nas duas primeiras semanas, notei o apetite dele bem melhor, no entanto...
Tudo voltou a ser como antes. E nem mais leite ele quer!
A hora do almoço tornou-se um estresse. Mas eu sou uma mãe tipo sem neuras, sabe? Se não quer, após duas insistências, com direito a musiquinhas e desenhos animados, deixo de oferecer, e não substituo por nada (ah, não comeu, vou dar vitamina, vou isso, vou dar aquilo. Eu não! Se não comeu, vai esperar até a hora do lanche e pronto!). Os avós morrem...
Levei-o ao pediatra dia 5 e disse-lhe que Heitor continua ruim pra almoçar, ele disse que isso confirma a seletividade, pois o Fortini já era pra ter aberto o apetite dele, uma vez que contém, zinco e zinco abre apetite.
Nesse caso, na hora da alimentação, umas regras a seguir:

Não faça festa se seu filho comeu algo, ou cara feia, ou de choro. Ou seja, não demonstre nenhuma reação por esse ato dele, pois se ele percebe que a atitude dele chama a atenção, ele poderá tornar-se mais seletivo ainda;
Nada de distrações na hora de comer (me encaixei nessa, né?). Nada de músicas, brincadeiras, aviõezinhos, etc. Hora de comer, é para comer. Se a criança se distrai na hora da refeição, ela não percebe o que está ingerindo e isso aumenta a sua seletividade!;
Se seu filho toma complemento vitamínico, não precisa se preocupar se ele está nutrido ou não, pois ele já está. O complemento tem essa função: a de nutrir. Nós mães queremos que a criança coma de tudo e coma bem, mas devemos respeitar o limite dela, que não é igual ao nosso. E se ele sentir fome, ele vai procurar comida. Mas ele já está recebendo os nutrientes necessários através do complemento e
Se você nota que seu filho come melhor quando está comendo do seu prato - o meu adora fazer isso, às vezes eu fico enganando ele: encho a colherzinha dele com o alimenhto que está no prato dele e finjo que tou tirando do meu, daí que eu digo: Olha, é o de mamãe (ou de papai, se for o do pai que ele esteja querendo na hora) e ele come! - deixe-o comer. Se você já sabe que ele vai fazer isso, querer do que está no seu prato, já deixe uma parte reservada para ele!

Esta tabela interessante abaixo peguei no site da Revista Crescer.

Independência à mesa
Veja como a criança conquista seu espaço no quadro abaixo, apresentado por Izaura Faria no Congresso de Especialidades Pediátricas
IDADE
HABILIDADE ALIMENTAR
DIANTE DA COMIDA
Recém-nascido Coordena sucção e deglutição. Aprende a sugar
o seio materno.
4 meses Suga com gosto o seio. A língua já tem capacidade
de coordenar o alimento da frente para trás da boca.
6 meses Inicia movimentos mastigatórios. Transfere objetos de uma mão para outra. Experimenta novos
sabores. Pode rejeitar
as primeiras tentativas.
9 meses Segura objetos entre o
polegar e o indicador.
Indica com a cabeça o "não". Fecha a boca para não comer.
10 meses Segura o copo com ambas
as mãos, mas o derruba quando o conteúdo acaba.
Adora ver pratos, copos, colheres e até comida caindo.
1 ano Manipula a colher,
mas deixa cair alimentos.
Tenta se alimentar sozinho.
15 - 18 meses Manipula a colher e a comida
para colocá-la na boca.
Está determinado em ser independente nas refeições.
2 - 3 anos Coloca a colher na boca.
Bebe e segura o copo com
uma das mãos. Mastiga bem,
mas ainda pode se engasgar.
Seguro em gostar e não gostar. Insiste em fazer do jeito dele. Segue rituais. Demora para comer. Seleciona um ou dois alimentos favoritos. Gosta
de ajudar na cozinha.
3 - 4 anos
Usa o garfo. Segura a asa
de uma xícara. Mastiga
a maioria dos alimentos.
Melhora o apetite e o interesse pela comida. Requisita alimentos favoritos.
Aprecia formatos, cores e letras. Distrai-se com a TV. Gosta
de imitar o cozinheiro.
4 - 5 anos Usa garfo e faca.
Manipula a xícara.
Alimenta-se
bem sozinho.
Prefere conversar a comer. Gosta de ajudar na
cozinha. É influenciado
pelos amigos.
Tem interesse
em conhecer
de onde vem
os alimentos.
*A jornalista Patrícia Cerqueira viajou a Curitiba a convite do 20 Congresso de Especialidades Pediátricas. Fonte: A pediatra Izaura Merola Faria

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia dos Namorados

Ontem foi o Dia dos Namorados.
E aí, como curtiram?
Eu, por estar "impossibilitada" de fazer extravagâncias, curti em casaa, mesmo.
Ganhei um anel e um par de brincos lindos e dei de presente uma caneta tinteiro, muito chique!
À noite, quando ele voltou do trabalho, comemos camarão e tomamos uma taça de vinho. Bom, eu tomei, né, pois ele ficou na cerveja!
Sim, uma tacinha de vinho não prejudica a nós gestantes, segundo estudo de especialistas, visto no site: http://txt.jt.com.br/editorias/2008/03/31/ger-1.94.4.20080331.17.1.xml.
E camarão, se estiver bem cozido e sem a casca, também nos é permitido!
Então, uma vez na vida, não mata nem morre!
Pronto!
Bati minha cota de extravagâncias alcoolicas e de frutos do mar do ano! (Risos)

terça-feira, 12 de junho de 2012

ATENÇÃO! Campanha contra Paralisia Infantil!

Começa neste sábado, dia 16 de junho, a Campanha contra a Paralisia Infantil.
No entanto, a Prefeitura do Recife já fez uma prévia no dia 10 (não fiquei sabendo...) em dois pontos da cidade: no Parque da Jaqueira (Rua do Futuro, s/n) e no Parque Estadual Dois Irmãos (Praça Farias Neves, s/n). Os postos montados pela Secretaria de Saúde do Recife funcionaram das 9h às 15h30, sem intervalo para almoço. Quem foi? Conta a experiência!

No parque municipal, a imunizaçãofoi  disponível na altura da pista de bicicross. No estabelecimento estadual, a estrutura foi montada em um espaço no Museu de Ciências Naturais. Quinze profissionais da Secretaria estiveram envolvidos na empreitada contra a paralisia infantil. A expectativa era de que fossem imunizadas mais de 500 crianças com até cinco anos de idade incompletos (será que atingiram? Não vi nada em noticiários...).


A vacinação acontece até o dia 6 de julho nas Unidades Básicas de Saúde e nos postos de atendimento do programa Saúde da Famíliade segunda a sexta.  As únicas contra-indicações à vacina são febre maior que 38 graus, vômito e diarréia.


Poliomelite, pólio ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa transmitida, na maior parte das vezes, por via oral que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge, principalmente crianças pequenas, mas as campanhas de vacinação podem proteger a população da doença. Não costuma matar, mas causa lesões que atacam o sistema nervoso, provocando paralisa, principalmente, nos membros inferiores. No Brasil, ela é considerada eliminada, mas ainda há registros da moléstia em países como Angola, Afeganistão, Índia, Paquistão e Senegal.

VAMOS LEVAR NOSSAS CRIANÇAS E VACINAR!!!

É O ZÉ GOTINHA!

Crescimento do bebê - 23ª semana - 2º trimestre

Pronto, com a graça de Deus, aqui estou na vigésima terceira semana.
Em repouso, sentindo Heloísa ora mexer bem lá em cima, praticamente na altura do umbigo, ou mesmo mais acima, ora bem lá em baixo, lá embaixo mesmo, dá até a sensação de que ela está no canal vaginal...
Mas, nada de neuras, sei que está tudo bem com meu colo e minha cerclagem!
Então, vamos ao crescimento do bebê nesta semana.

Só uma observação: cada bebê desenvolve-se a seu modo, isto aqui é uma generalização. Até porque, a médica que descreveu essas observaçãoes diz que o bebê está pesando, aproximadamente, 430g, mas minha Helô pesava 530g pela ultra da semana passada, e isso não quer dizer que ela esteja anormal! ;)

23ª semana

Mãe: Neste período, podem começar as contrações de Braxton Hicks. São contrações indolores e acontecem ocasionalmente durante um dia. É um treinamento do útero para um futuro trabalho de parto. A gestante pode sentir as contrações se apoiar suas mãos no abdome. Pode sentir um desconforto na bexiga.
Bebê: comprimento - 20 cm; peso - 450 g. Os movimentos do bebê estão se tornando mais vigorosos. Ele continua a engolir pequena quantidade do líquido amniótico, eliminando-o pela urina. Engolir o líquido amniótico pode desencadear soluços no bebê e a mãe poderá sentir o corpo dele pulando. O líquido e o açúcar que ele ingere do líquido amniótico são suplementos importantes para a nutrição que ele recebe através da placenta e do cordão umbilical.
(Fonte: www.gestavida.com.br)


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Período Pós cerclada - 8º fim de semana

Bom diaaa!!
Feliz, muito feliz!
Mais um fim de semana se passou, "Para nooooooossa Alegriiiiaaaaa" (Risos)!
Novidades da semana? Sim, muitas.

Primeira, levei meu filho ao pediatra na terça-feira, a mesma terça que eu fiz a ultra e descobri a dilatação (ver aqui). Ele me passou vááááárias recomendações que postarei logo mais.

Segunda, foi a descoberta da dilatação e o repouso passar de relativo (onde eu levantava para ir ao banheiro, sempre que necessitasse e ia, algumas vezes, à sala assistir TV deitada no sofá) para absoluto (onde tudo o que eu deveria fazer seria na cama mesmo, deitada, pernas elevadas, sem poder nem sentar-me!).

Terceira, finalmente tomei a vacina contra a gripe, e levei meu filhote para tomar a dele também, na sexta-feira.

Quarta, a melhor de todas, na mesma sexta da vacina, fui à minha GO. Ela perguntou que exagero era esse o eu de ficar deitada o tempo todo, que desespero e eu disse que foi a médica ultrassonografista quem viu a dilatação e me deu as recomendações.
Olhe, ela ficou brava! Disse: - Carlene, sua obstetra sou eu, quem sabe como está a sua situação sou eu! Eu sei o trabalho que eu fiz em sua cerclagem, sei como ficaram os pontos. É claro que seu colo já está dilatando, pois você tem incompetência e eu não costurei nela, para não romper a bolsa, costurei abaixo dela. A cerclagem terá o efeito do orifício interno, então, acima dela, lógico que vai estar dilatado, a bolsa tenderá a descer um pouco pela passagem da dilatação, as da costura não passará. O repouso é necessário? Sim, fundamental. Mas vamos deixar de exageros que, pelo menos, uma vez por dia você pode se levantar da cama e pode sentar-se um pouco,sim!
Aí, me lembrou de que com Heitor foia mesma coisa, que meu colo dilatou na 18ª semana, mas que os pontos ficaram firmes e ele só nasceu antes do tempo porque eu tive a pre-eclampsia!
Ufa... fiquei super tranquila, mesmo levando carão! (Risos).
Meu marido disse: A doutora "pegou ar"! (Risos)

E, a quinta e última novidade da semana, no domingo recebemos a visita dos nossos cumpadres, padrinhos de Heitor, que há umas boas semans não apareciam. Trouxeram um delicioso strogonoff de peixe e nosso almoço foi diferente, vindo de fora! Delícia!


Imagem extraída do site: http://medfoco.com.br/incompetencia-istmo-cervical-diagnostico-e-tratamento/.No meu caso, como tenho a incompetência, esse colo começa a encurtar. E, quanto mais curto, mais próximo ao trabalho de parto. Mas tem mulheres que conseguem sustentar o colo com menos de 1cm de comprimento até o fim da gestação a termo.




O Colo do úetro:

O colo do útero faz parte do aparelho reprodutor feminino. É a parte inferior e mais estreita do útero (“ventre”). O útero é um órgão oco, em forma de pêra, situado no abdómen inferior. O colo do útero liga o útero à vagina que, por sua vez, conduz ao exterior do corpo.
O canal cervical é uma passagem. O sangue é libertado do útero e passa através do canal até à vagina, durante o período menstrual da mulher. O colo do útero também produz muco , que ajuda os espermatozóides a deslocarem-se desde a vagina até ao útero. Durante a gravidez, o colo do útero contrai-se para ajudar a manter o bebé no interior do útero. Durante o parto, o colo do útero abre-se (dilatação) para permitir a passagem do bebé através da vagina.

(Fonte: http://www.roche.pt/sites-tematicos/infocancro/index.cfm/tipos/cancro-do-colo-do-utero/)


Imagem extraída do site: Imagen extraída do site: http://bonequiinha.blogspot.com.br/, com adaptações acerca do colo do útero











quinta-feira, 7 de junho de 2012

Crescimento do bebê - 22ª semana - 2º trimestre

Eis que cheguei na 22ª semana, com a graça de Deus.
Ontem, em uma ultrassonografia morfológica, foi constatado que meu colo do útero já está dilatado, o orifício inerno, tal qual como ocorreu na minha gravidez anterior, a de Heitor, do mesmo jeitinho, com a bolsa herniando e tudo, ou seja, fazendo um "biquinho" para dentro do orifício dilatado!
eu estava desconfiada disso desde a semana passada, pois estava sentindo minha bebê mexer-se muito lá embaixo.
Agora, o repouso é triplicado. E, se antes eu até estava me levantava para ir ao banheiro, agora, tudo na cama, de novo, do mesmo jeito. Difícil mesmo é nã poder dar atenção total e exclusiva ao meu filhote...
Mas, com a graça de Deus e da Virgem Santíssima, com a interseção do Frei Galvão, eu chego lá. A pressão está sob controle, com a graça de Deus!
Falta pouco, percori um pouco mais da metade do trajeto; agora, tenho 18 semaninhas pela frente, que, pensnado positivamente, logo se passarão! Já foram 22!!!

22ª semana

Mãe: Nas semanas anteriores, o volume de sangue da mulher aumentou e a maior parte deste aumento acontece na forma de plasma, a parte líquida do seu sangue, que tem o efeito de diluir o sangue para resultar no que é conhecido como a anemia fisiológica da gravidez. A medida de diluição de sangue da gestante é chamada de hematócrito e ele atinge seu menor índice durante esta semana. Esta anemia fisiológica é normal, mas a mãe deve checar com seu médico se está ingerindo ferro suficiente para evitar uma anemia mais grave.
Bebê: comprimento - 19 cm; peso - 350 g. Agora ele já possui tato, está aprendendo sobre seu corpo e sobre o que o circunda. O tato é um dos primeiros sentidos a amadurecer e o bebê utiliza-o para ter uma idéia de como seus membros se flexionam e se mexem. Neste momento, o bebê já tem as unhas das mãos quase totalmente crescidas. Assim como ele chupa o polegar, irá freqüentemente tocar e mexer no rosto.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Período Pós-cerclada - 7º fim de semana

Ufa!
Mais uma semana!
Sem muitas novidades, nada de mais, não saí... E, pior, nem tomei a vacina que eu mesma fiz campanha! Pois é, deixei pra tomar quando fosse sair pra outro lugar (pra não ter que ficar saindo direto de casa, da cama) e terminei, no dia, não me sentindo disposta para isso. Por sorte, meu marido conseguiu com a moça aqui do posto (PSF - Posto de Saúde da Família) que vem em nossa residência a aplicação para mim! Ufa!
Comecei os preparativos do enxoval, do mesmo jeito que eu fiz quando grávida de Heitor: pela net!
Ah... agora que eu me lembro, nem postei coisinhas do enxoval dele, na época em que eu tava fazendo, não foi? Mas o de Helô eu vou pôr, ok!
Assim como nem postei fotos do quartinho que eu montei dele! Já tá um pouco diferente do original (de quando eu montei pra ele assim que nasceu). Mas, em breve, posto foto de como está atualmente, com algumas modificações: cama no lugar do berço e sem a cômoda!
Bom, vamos enfrentar a semana com alegria, fé e entusiasmo, pois o que Deus promete Ele cumpre!
E, com fé em Nossa Senhora e na interseção do Santo Frei Galvão, vamos seguir até o fim da gestação, sem problemas!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...