Heitor começou a apresentar problemas na hora da alimentação.
Ele, que sempre comia tão bem e de tudo o que puséssemos, passou a selecionar o que queria.
Bom, tudo bem, ele tá ficando independente e tem suas preferências, mas...
O problema é que ele só quer arroz, pão, biscoito, bolacha e vitamina da banana.
Até Danoninho (queijo tipo Petit Suisse) ele tem dado trabalho pra consumir.
Pensei: Isso é uma fase, logo vai voltar.
Porém, passados 2 meses e ele nessa de não se alimentar direito durante o almoço, fiquei bastante preocupada.
Levei-o ao pediatra em janeiro (sim, isso foi no início do ano), e ele me disse que Heitor, provavelmente, tem o problema chamado "seletividade", onde a criança apresenta tendência a consumir massas e leite, evitando outros alimentos, demonstrando pouco, ou mesmo nenhum, interesse pelo que lhe é oferecido. Isso é ruim? Sim, claro, pois ela deixa de comer os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento.
Então, ele receitou "Fortini", um suplemento para ser adicionado às suas refeições.
Ótimo.
Nas duas primeiras semanas, notei o apetite dele bem melhor, no entanto...
Tudo voltou a ser como antes. E nem mais leite ele quer!
A hora do almoço tornou-se um estresse. Mas eu sou uma mãe tipo sem neuras, sabe? Se não quer, após duas insistências, com direito a musiquinhas e desenhos animados, deixo de oferecer, e não substituo por nada (ah, não comeu, vou dar vitamina, vou isso, vou dar aquilo. Eu não! Se não comeu, vai esperar até a hora do lanche e pronto!). Os avós morrem...
Levei-o ao pediatra dia 5 e disse-lhe que Heitor continua ruim pra almoçar, ele disse que isso confirma a seletividade, pois o Fortini já era pra ter aberto o apetite dele, uma vez que contém, zinco e zinco abre apetite.
Nesse caso, na hora da alimentação, umas regras a seguir:
1º Não faça festa se seu filho
comeu algo, ou cara feia, ou de choro. Ou seja, não demonstre nenhuma
reação por esse ato dele, pois se ele percebe que a atitude dele chama a
atenção, ele poderá tornar-se mais seletivo ainda;
2º Nada de distrações na hora de
comer (me encaixei nessa, né?). Nada de músicas, brincadeiras,
aviõezinhos, etc. Hora de comer, é para comer. Se a criança se distrai
na hora da refeição, ela não percebe o que está ingerindo e isso aumenta
a sua seletividade!;
3º Se seu filho toma complemento
vitamínico, não precisa se preocupar se ele está
nutrido ou não, pois ele já está. O complemento tem essa função: a de
nutrir. Nós mães queremos que a criança coma de tudo e coma bem, mas
devemos respeitar o limite dela, que não é igual ao nosso. E se ele
sentir fome, ele vai procurar comida. Mas ele já está recebendo os
nutrientes necessários através do complemento e
5º Se você nota que seu filho come
melhor quando está comendo do seu prato - o meu adora fazer isso, às
vezes eu fico enganando ele: encho a colherzinha dele com o alimenhto que está no
prato dele e finjo que tou tirando do meu, daí que eu digo: Olha, é o de
mamãe (ou de papai, se for o do pai que ele esteja querendo na hora) e ele come! - deixe-o comer. Se você já sabe que ele vai
fazer isso, querer do que está no seu prato, já deixe uma parte reservada para
ele!
Independência à mesa
Veja como a
criança conquista seu espaço no quadro abaixo, apresentado por Izaura
Faria no Congresso de Especialidades Pediátricas
|
IDADE
|
HABILIDADE ALIMENTAR
|
DIANTE DA COMIDA
|
Recém-nascido |
Coordena sucção e deglutição. |
Aprende a sugar
o seio materno. |
4 meses |
Suga com gosto o seio. |
A língua já tem capacidade
de coordenar o alimento da frente para trás da boca. |
6 meses |
Inicia movimentos mastigatórios. Transfere objetos de uma mão para outra. |
Experimenta novos
sabores. Pode rejeitar
as primeiras tentativas. |
9 meses |
Segura objetos entre o
polegar e o indicador. |
Indica com a cabeça o "não". Fecha a boca para não comer. |
10 meses |
Segura o copo com ambas
as mãos, mas o derruba quando o conteúdo acaba. |
Adora ver pratos, copos, colheres e até comida caindo. |
1 ano |
Manipula a colher,
mas deixa cair alimentos. |
Tenta se alimentar sozinho. |
15 - 18 meses |
Manipula a colher e a comida
para colocá-la na boca. |
Está determinado em ser independente nas refeições. |
2 - 3 anos |
Coloca a colher na boca.
Bebe e segura o copo com
uma das mãos. Mastiga bem,
mas ainda pode se engasgar. |
Seguro em gostar e não gostar. Insiste em fazer do jeito
dele. Segue rituais. Demora para comer. Seleciona um ou dois alimentos
favoritos. Gosta
de ajudar na cozinha. |
3 - 4 anos |
Usa o garfo. Segura a asa
de uma xícara. Mastiga
a maioria dos alimentos. |
Melhora o apetite e o interesse pela comida. Requisita alimentos favoritos.
Aprecia formatos, cores e letras. Distrai-se com a TV. Gosta
de imitar o cozinheiro. |
4 - 5 anos |
Usa garfo e faca.
Manipula a xícara.
Alimenta-se
bem sozinho. |
Prefere conversar a comer. Gosta de ajudar na
cozinha. É influenciado
pelos amigos.
Tem interesse
em conhecer
de onde vem
os alimentos. |
*A jornalista Patrícia
Cerqueira viajou a Curitiba a convite do 20 Congresso de Especialidades
Pediátricas. Fonte: A pediatra Izaura Merola Faria