terça-feira, 19 de abril de 2011

DESENVOLVIMENTO GESTACIONAL - SEMANA A SEMANA - DA 33ª A 36ª

Semanas 33 e 34

(Reprodução)

"Já está na hora de vocês escolherem o pediatra. Parentes, amigos e seu médico de confiança podem ajudar você com dicas e informações”

O bebê

O bebê está com oito meses em acabamento final, o rostinho está rechonchudo e cor de rosa. Pode ter bastante cabelo. O peso dele está em 2,4 kg e o bebê está pronto para nascer.

A mãe

Pela sua ansiedade, é possível fazer um "ultrassom de mãe": não existem dados significativos importantes, mas a mãe vê melhor o bebê. Em 3D é possível ver os traços do bebê. Se engordou acima do necessário, é importante manter uma dieta, pois nessa fase o volume de sangue já aumentou 50%.
Você sentirá dores nas costas, porque a coluna sustenta um peso cada vez maior. Também terá alguma dificuldade para respirar porque o diafragma, que ajuda nos movimentos respiratórios do pulmão, está sendo empurrado pelo útero elevado.
Pode manter sua rotina de beleza: manicure, cabeleireiro, academia para natação e alongamento. Se já não fez, compre um bom livro sobre bebês (existem vários, peça indicações de outras mães que você admira e que lidam com os seus bebês da forma como você imaginaria fazer com o seu) Acalme-se lendo e imaginando como será o cotidiano com o seu bebê.

O pai

Já está na hora de vocês escolherem o pediatra que vai orientá-los nos procedimentos com o bebê por alguns anos. Peça informações aos parentes, amigas e a seu médico de confiança.

Semanas 35 e 36

 


"O bebê já reconhece a voz dos pais. Se você cantar para ele sempre a mesma canção, após o nascimento ele se acalmará ao escutá-la”

O bebê

O bebê está em posição de parto - de cabeça para baixo. A partir dessa época, os pulmões produzem uma substância chamada surfactante, que faz com que eles sequem e fiquem prontos para respirar de verdade. Pesa mais de 2,5 kg. Ele já reconhece a voz dos pais. Se durante a gestação a mamãe e o papai cantarem sempre a mesma (ou as mesmas) música para ele, após o nascimento ele se acalmará ao escutar a canção que o embalou durante boa parte da gravidez, assim como ficará mais tranquilo ao ouvir a voz da mamãe.

A mãe

Você deve estar totalmente informada sobre qual será o tipo de anestesia do parto - anestesia peridural ou raquianestesia. A maneira mais moderna e eficaz de tirar a dor do período de dilatação é a anestesia peridural, pois alivia ou quase anula a dor, mas as contrações se mantêm. Se ainda não fez, deve participar de um curso de gestantes com seu marido. Vai ajudar muito, tanto no pré-parto, como no pós-parto e no primeiro mês do bebê.
Se já começou o curso para gestantes, aproveite para tirar todas as suas últimas dúvidas relacionadas aos cuidados com seu bebê. Você agora deve alimentar sua confiança e sua tranquilidade. Já leu muito sobre o parto, já leu muito sobre bebês. Lembre-se: esse tempo de espera é feito para preparar você para tornar-se mãe.

O pai

No final da gravidez - principalmente - redobre o afeto. O bebê já reconhece sua voz e a harmonia do casal permitirá uma preparação para um parto tranquilo. Isso vai influenciar a vinda do bebê. Faça o curso de gestantes com sua mulher. Ela não vai pedir, mas não vai perdoar se você se omitir.
Lembra? "Não basta ser pai. Tem que participar".

Cuidados para estas semanas
Pode
Não pode
•Fazer exercícios leves, como caminhadas e natação
•Tomar muita água
•Manter o máximo possível as pernas para cima
•Ficar muito tempo de pé
•Fazer esforço físico exagerado

Dicas úteis

  • Aumente a quantidade de fibras da sua dieta, sobretudo na hora do café da manhã, incluindo muita fruta, farinhas e grãos integrais para ajudar o intestino a funcionar
(FONTE: http://delas.ig.com.br/filhos/gravidez)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...