terça-feira, 19 de abril de 2011

DESENVOLVIMENTO GESTACIONAL - SEMANA A SEMANA - DA 29ª A 32ª

Semanas 29 e 30

(Reprodução)

"O bebê brinca e até soluça. É fácil a mãe escutar o "ploc-ploc". Está na hora de conhecer a maternidade”

O bebê

Nessa quinzena o bebê engorda e chega a pesar 1,6 kg e tem 35 cm a 40 cm.
Está numa festa: brinca e até soluça... é fácil a mãe escutar o "ploc-ploc", achando que é batimento cardíaco mais lento, mas na verdade é soluço!

A mãe

Período para repetir todos os exames sorológicos que podem evitar a transmissão para o bebê de vírus como: o HIV (vírus da Aids), HTLV tipos I e II (associados à leucemia, linfoma e alterações neurológicas) e os vírus da hepatite B (HBV) e C (HCV). Comece a reduzir sua rotina, porque o feto é viável para o nascimento, ou seja, seu bebê já pode nascer. Nessa quinzena, 85% dos bebês já estão na posição cefálica (de cabeça na posição) ou pélvica (sentado). A maternidade deve estar escolhida e você deve deixar sua mala e a do bebê prontas.

O pai

Tire um sábado para ir conhecer a maternidade, aprender o caminho mais rápido e checar quais os documentos necessários na hora do parto. Na hora de escolher o melhor local, peça informações e indicações de seu médico.

Semanas 31 e 32

(Reprodução)

"As suas consultas pré-natais tornam-se quinzenais, para prevenir acidentes como a pré-eclampsia e o trabalho de parto prematuro”

O bebê

O bebê já passou dos 2 kg e mede de 40 a 45 cm.

A mãe

Na segunda metade do sétimo mês, você já pode ter contrações, suportáveis e esparsas. A linha "nigra" está localizada no abdome anterior, dividindo a barriga ao meio. Ela desaparecerá no pós-parto, não se preocupe.
As suas consultas pré-natais passam a ser quinzenais. O médico vai pedir de novo um hemograma, exame de urina e, eventualmente, de sífilis.
Um novo exame ultrassonográfico pode ser solicitado nesta fase para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal.
Você pode se sentir muito cansada e está MUITO sensível.

O pai

Você deve ter MUITA paciência porque sua mulher está focada no bebê e seus temores iniciais voltam à tona. Atenção: a gestante está SEMPRE certa!!!! E se achar que não está, tente deixar a discussão para mais tarde...


Cuidados para estas semanas
Pode
Não pode
•No trabalho, descanse a cada 2 h
•Tome muita água para hidratar
•Abuse dos cremes hidratantes
•Dê muita risada de tudo
•Passar longos períodos sem se alimentar, para não ter hipoglicemia
•Controlar os doces

 

Dicas úteis

  • Selecione programas tranquilos, como: assistir uma orquestra ou um balé. A ordem é ter tranquilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...