segunda-feira, 18 de abril de 2011

DESENVOLVIMENTO GESTACIONAL - SEMANA A SEMANA - DA 9ª A 12ª

Semana 9

(Reprodução)

"O bebê já está com 4 cm e pesa pouco mais de 1 g, o equivalente a uma uva itália. Você já pode fazer seu primeiro ultrassom e vai ouvir pela primeira vez o coração do seu filho”

O bebê

O bebê já está com 4 cm e pesa pouco mais de 1 g, como se fosse uma uva itália. É nessa semana que começa a formação do esqueleto. Ele já consegue fazer movimentos simples, como mexer o braço e a perna.

A mãe

Viva! Você já pode fazer seu primeiro ultrassom, ver os membros em movimento e ouvir o coração do bebê. Para o médico esse exame é importante porque acerta a idade gestacional (caso tenha dúvida da data da última menstruação) e define se a gravidez é tópica (dentro do útero) e única (um feto).
Puxa, que emoção!!! Você pode gravar e acompanhar todo o desenvolvimento do bebê. Com certeza será um momento muito feliz!
Nesse período você pode sentir muito sono, estar mais distraída, por isso tenha cuidado ao volante em trajetos longos!
É normal sentir sono, ficar irritada, ter enjoos...

O pai

Você deverá munir-se de paciência porque sua mulher estará um pouco irritada nessa fase.
Se der, acompanhe o primeiro ultrassom. Compartilhe esse momento, esteja ao lado dela e veja seu filhote pela primeira vez...
Ah, pode levar a camisa do seu time!
O futuro papai só pensa naquilo: será que pode ter relações sexuais nesse período? Não machuca o bebê?
Pode ter relações sim e não vai machucar o bebê. Escolham posições confortáveis e prazerosas.

Semana 10

(Reprodução)

"Se você manteve hábitos alimentares saudáveis, deve ter engordado 400 g.
Que tal consultar uma nutricionista?”

O bebê

O bebê tem uma intensa movimentação na placenta. As costelas começam a se formar, assim como ossos dos dedos das mãos e dos pés.

A mãe

Se você manteve seus hábitos alimentares, deve ter engordado 400 gramas. Isso mesmo, só 400 gramas, pois habitualmente você não engordaria dois quilos por mês!
Sua gravidez ainda não é aparente e você não sente o bebê mexer. Se você procurou uma nutricionista para seguir uma dieta balanceada, muito bom! Não faça dietas da moda, nem siga dicas de amigas, sogra, mãe e comadres. Muitas gestantes cortam o carboidrato para não engordar, mas tanto o carboidrato como a gordura são importantes para a formação do feto e para a mãe durante toda a gestação.

O pai

Como sua mulher precisa seguir uma dieta balanceada, você deve dar uma força. Pergunte à nutricionista quais pratos vocês podem preparar para o jantar e siga a mesma dieta. Fica mais fácil para ela!
O interesse sexual da sua mulher está voltando, pode intensificar as carícias.

Semana 11

(Reprodução)

"Esse é um período difícil do ponto de vista emocional. Não tenha receio de fazer muitas perguntas para seu médico. Ele vai saber lidar com suas angústias”

O bebê

A partir de agora o bebê está totalmente formado e crescerá até o nascimento. É nessa semana que ele coloca, pela primeira vez, a mãozinha no rosto.

A mãe

Nessa semana seu médico vai pedir um ultrassom para medição da translucência nucal. Este é um exame importante que serve para afastar, em 85%, os casos de cromossomopatias, ou seja, ele detecta má formação e anomalias causadas por alterações, tanto nas estruturas, quanto no número de cromossomos, como a Síndrome de Down. O exame pode ser feito até o final da 13º semana. Procure caminhar e ocupar-se com atividades prazeirosas, porque nesse período você pode sentir-se mais amedrontada e preocupada com seu bebê.

O pai

Esse período é difícil e você deve procurar tirar todas as dúvidas com a obstetra, afinal ela vai tentar minimizar suas angústias.
Informe-se ao máximo sobre os próximos meses da gestação e sobre a melhor forma de ajudar sua mulher e tornar a gestação emocionalmente fácil para ela!
O interesse sexual da sua mulher está voltando, pode intensificar as carícias.

Semana 12

(Reprodução)

"Sua barriga começa a aparecer, seu peito está grande e você ainda não se sente pesada. Está linda!”

O bebê

O bebê tem 9 cm e pesa entre 14 g e 30 g. Ele já está totalmente formado e a salvo dos riscos de anomalias físicas.

A mãe

Sua barriga começa a aparecer, seu peito está grande e você ainda não se sente pesada. Está linda!
Fisiologicamente, os desconfortos dos sintomas começam a diminuir e - em grande parte das mulheres - desaparecem. Psicologicamente, você está mais disposta a participar de eventos sociais. Evite ambientes com muito fumo, como boates. Cuidado também com o uso de saltos altos e roupas apertadíssimas, que limitem sua respiração e incomodem seus movimentos.

O pai

O modo como o homem vivencia a gravidez é diferente da mulher. Mesmo as emoções vêm na intensidade da forma masculina de viver. Procure entender que é por isso que as gestantes não compreendem - e até se ressentem - quando seus parceiros não se manifestam com a intensidade esperada. E esses ruídos na comunicação ocorrem e são comuns, mesmo quando a gravidez foi planejada e desejada por ambos. Na prática, vale o conselho: ainda que você nem sempre entenda porquê, a gravidez é um tempo feito de intensidades emocionais muitas vezes exageradas. Acolher o entusiasmo ou a aflição da sua mulher, é o melhor jeito de acalmá-la e de fazê-la sentir que você está compartilhando essas mudanças com ela.


 
Cuidados para estas semanas
PODE
NÃO PODE
  • Usar hidratantes e filtro solar diariamente
  • Comer chocolate moderamente
  • Ouvir música para criar interatividade com o bebê
  • Usar saltos
  • Fazer massagem relaxante
  • Beber alcoólicos
  • Passar por estresse

Dicas úteis

  • Grave uma seleção de músicas legais, suaves, que te emocionem e que passem todo carinho desse período ao bebê. Começa aqui um relacionamento harmônico

(Fonte: http://delas.ig.com.br/filhos/gravidez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...