sábado, 14 de maio de 2011

O DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ PREMATURO - PERGUNTAS E RESPOSTAS

Bebê prematuro: cuidados especiais e muito carinho
Publicada em 04/12/2006 às 10h10m
Simone Magalhães - Rio Online

Em 07 de outubro de 2010, no método Mamãe Canguru


RIO - Existem gestantes que, por apresentarem problemas durante a gravidez - como pressão alta, infecção urinária ou diabetes, por exemplo - são informadas de que seu filho poderá nascer prematuramente. Outras, ao carregarem gêmeos no ventre, acabam tendo o parto antecipado pelo sobreesforço de seu organismo. E muitas são pegas de surpresa. Mas todas as mães de prematuros sofrem a frustração de não poder levar seu bebê para casa, vê-lo na incubadora na UTI Neonatal - muitas vezes, por meses -, e não amamentá-lo logo no peito.
Quando isso acontece, segundo o neonatologista e diretor da Clínica Perinatal, Manoel de Carvalho, o carinho e o leite materno são fundamentais. Mas lembre-se de que pode demorar um pouco até o neném mamar. Até lá, você deve tirar seu leite para alimentá-lo com a quantidade determinada pelo médico, estar sempre por perto do pequeno, dizer quanto o ama e contar sobre tudo de bom que o espera fora da maternidade. E nada de choro! Passe sempre energia positiva!
Não fique tensa se, nesse período, a quantidade de seu leite diminuir. Isso pode acontecer. Afinal, o que estimula a produção é a sucção do bebê. Mas o tempo vai se encarregar disso. À medida que o neném cresce, a tendência é que ele consiga sugar normalmente. E a produção de seu leite volta ao normal.
Por ser prematuro, o bebê estará mais exposto a complicações que podem levar a dificuldades no desenvolvimento. Ou alguns tipos de doença - como as do aparelho respiratório. Por isso, é importantíssimo ter a seu lado um pediatra que dissipe todas as dúvidas e acompanhe seu filho passo a passo.

Tirando dúvidas

Quais as causas mais comuns do parto prematuro?
Manoel de Carvalho - Hipertensão arterial, ruptura precoce das membranas amnióticas, infecções.

Existem maneiras de evitar-se a prematuridade?
Através de um pré-natal precoce e bem feito.

Bebê que nasce prematuramente apresenta sequelas?
Dependerá do grau de prematuridade e das intercorrências nos primeros dias de vida

20/10/2010

O que a mãe de um prematuro - que permanece por dias ou até meses na maternidade - pode fazer de efetivo para ajudá-lo?
Fornecer leite materno e carinho.

Quais os cuidados que se deve ter com um bebê prematuro ao chegar em casa?
As mães devem seguir as orientações do pediatra.

O aleitamento no peito pode ser feito normalmente em casa?
Poderá ser feito normalmente e deve ser incentivado.

Um prematuro pode ter algum tipo de atraso no seu desenvolvimento?
Dependerá do grau de prematuridade.

Ele estará mais vulnerável a doenças?
Sim, principalmente respiratórias.

Como devem ser dadas as vacinas? Seguindo as datas do calendário nacional de vacinação?
Segundo o calendário e sob a orientação do pediatra.


Há necessidade de acompanhamento mais constante? Idas frequentes ao pediatra?
O pediatra deverá acompanhar e indicar outros profissionais (fisioterapeuta, fonoaudiólogo) quando necessário.

Com a fisioterapeuta, Larissa Diniz, em sessão domiciliar - 18/04/2011


Com a terapeuta ocupacional, Carollyne Dantas, em sessão domiciliar - 04/05/2011


Sobrevivência - Se a grávida estiver na 28ª semana de gestação e o bebê apresentar maturidade razoável dos pulmões, boas funções metabólicas e condições gerais satisfatórias há grandes chances para o prematuro. O avanço da ciência já dá boas chances de sobrevivência aos que nascem com 24 ou 25 semanas de gestação, o chamado "limite de viabilidade".
 

Logo após o parto - O bebê prematuro vai para a UTI Neonatal, onde uma equipe de profissionais (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos) e uma série de equipamentos de última geração serão importantes para o seu desenvolvimento. Ele ficará na incubadora, responsável por manter seu corpo aquecido como no útero materno. 
08/08/2010 - 1 dia de nascido


Alguns procedimentos que normalmente ocorrem na UTI Neonatal: uso de respirador artificial, alimentação através de sonda, monitoração cardiorrespiratória e da pressão sangüínea, utilização de um sensor de temperatura, medição contínua do oxigênio do sangue do bebê através do oxímetro de pulso, entre outros.





Hora de ir embora - Se não ocorrerem complicações na UTI e, lá pela 34ª semana, ele atingir em torno de 2 a 2,2 quilos, conseguir sugar toda a dieta, não estiver dependente de oxigênio, respirando sem dificuldade e há uma semana sem apnéias(paradas respiratórias), poderá ter alta. 

Restrinja as visitas - Não permita que pessoas com resfriados ou gripes visitem o seu bebê. O prematuro será mais sensível a estímulos, por isso nada de muitas visitas ao mesmo tempo - nem períodos longos de permanência - para evitar o barulho excessivo. E nem pensar em cheiro de cigarro perto do seu bebê.

Na hora de passear - Evite: sair de casa para ambientes fechados nos primeiros três meses após a alta da UTI Neonatal; ir a locais muito cheios, onde pode haver pessoas resfriadas ou com outras doenças; e passeios demorados. 

(FONTE: http://oglobo.globo.com) - FOTOS: ARQUIVO PESSOAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...