sexta-feira, 30 de julho de 2010

Passei por um susto!!

Embora a gestação venha ocorrendo numa boa e a cerclagem foi tranquila, além de ter sido um sucesso, eu passei por um sustão no início de junho.
Pois é, como é sabido, fiz a cirurgia em abril e... repouso. Mas esse repouso tinha algumas exceções, tais como, eu podia andar pela casa (devagar, é claro), podia sair umas duas vezes ao mês (desde que fosse pra um lugar onde eu pudesse estar sentada)...
Em 1º de junho, estava eu com 18 e 5 dias semanas de gestação, fui fazer uma ultra para saber, enfim, o sexo do meu nenem. E, para minha triste surpresa, a ultrassonografista disse que o orifício interno do meu colo do útero estava dilatado e a bolsa d'água herniando (ou seja, descendo pela abertura do orifício).
Veja a ilustração para melhor compreensão:

Quando engravida, o colo do útero forma um "tampão mucoso", na entrada do orifício interno. Tem a função de evitar que germes alcancem a bolsa na qual o bebê fica durante a gravidez. Próximo do parto, esse tampão sai do colo e é percebido como uma secreção mais espessa que pode vir acompanhada com sangue. O colo, como se vê pela imagem, possui dois orifícios: o que dá acesso à vagina e o que fica próximo ao útero. A cerclagem é feita nessas imediações, entre um e outro orifício. No meu caso, a médica disse ter feito a costura bem pra cima porque ela fez bem próximo ao orifício interno. No entanto, não poderia fechar este, para evitar que os pontos se rompessem com o aumento do volume do útero, e os pontos ficaram firmes, mas não podem ficar muito apertados para não prejudicar os vasos e ligamentos.


Fiquei muito desesperada com a notícia. Pensei: "vou perder? de novo?". A drª Andrea, a ultrassonografista, disse que os pontos estavam intactos, mas que era necessário maior repouso.
Resultado: minha obstetra disse-me que eu não poderia mais sair da cama, evitar o menor esforço possível, que eu sou muito "incompetente", meu colo realmente se dilata de repente.
Assim o fiz, deitada com travesseiros embaixo do quadril e deixando as pernas bem elevadas, passei o resto do mês de junho.
Quando, em 21 daquele mês, fiz outra ultrassonografia, a morfológica, qual não foi a minha surpresa e felicidade quando a drª Andrea disse: "Você está de parabéns pelo seu repouso, a dilatação diminuiu, está bem discreta agora, assim como a bolsa subiu mais, estando afastada do canal.
Que felicidade. Quase que eu grito de alegria.
Foi Deus, e só Ele, que operou e vem operando milagres em mim!
O canal externo está bem fechadinho com a cerclagem, e, embora há uma pequena dilatação no orifício interno, está tudo bem.
O repouso absoluto continua. Só saio da cama agora para fazer o pré-natal e exames. Ou seja, uma vez ao mês.


6 comentários:

  1. MINHA AMIGA,Q BOM Q ESTA MSG Q VC COLOCOU D SUSTO ,SO FOI UM SIMPLES SUSTO,VC CONSEGUIU ..DEUS TEM TE AJUDADO E TE ILUMINADO,Q SEU BB VENHA CM TANTA SAUDE Q VC ATE S CANSE RSRSR..BJS E OREI MUITO POR VC..Q VC PERDEU PEDI A DEUS P VC CONSEGUIR NOVAMENTE,VC ACRDTOU E TENTOU E CONSEGUIU....BJAO..MARILENE

    ResponderExcluir
  2. Pois é, amiga! Graças a Deus está tudo sobre controle!
    Muito obrigada pela torcida, pelas orações. Muito obrigada pela sua amizade!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Comigo tb está acontecendo isso, minha medica me pediu repolso, passou uma injeção , que tenho que tomar em 24hs, na verdade eu só entendi o que tava acontecendo depois que li sua experiência...o fato do colo interno se dilatar é ruim né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose, desculpe demorar a responder. Mãe de 2 bebês não é fácil, às vezes não tenho tempo nem pra mim! Rsrsrssss
      Olha, se mantenha firme no repouso, é chato, é estressante, mas é para um bem muito maior. Se é necessário fazer o repouso para que seu neném venha ao mundo no tempo certo, saudável, não tenha vergonha de pedir ajuda dos outros para tudo, principalmente para usar o banheiro. Isso logo passa, e você nem vai se lembrar. De quantos meses você está? Venha dar notícias.
      Abrações.

      Excluir
  4. Não me ajudou em nada!!!! :( :(
    mas, parabéns!! mta saúde para seu bebê !!!!

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou bastante tb estpu passando por isso pre eclampse na gravidez tomei a injecao p amadurecer e os medicos so pedem repouso devido a esse orificio esta aberto tb to de 33 semanas doida p ganhar logo

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...