sexta-feira, 10 de junho de 2011

Notícias do Pará! Famílias comemoram 3ª etapa do Método Canguru na Santa Casa

10/06/2011 13:25
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Uma grande festa reuniu familiares e a equipe da Fundação Santa Casa que trabalham com o Método Canguru.
As mães que estão sendo atendidas na terceira etapa do programa também participaram das comemorações
Sonia Gonçalves e o seu bebê, um dos muitos que teve a vida salva pelo método 
 
Uma grande festa que reuniu pais, mães, avós e tios, foi assim que a Fundação Santa Casa comemorou na manhã desta sexta-feira, 10, um ano da terceira etapa do Método Canguru. A prática oferece maiores possibilidades de recuperação, maior interação entre família e equipe de cuidadores, além de incontáveis benefícios para os bebês prematuros.
Márcia Maciel, médica e gerente da neonatologia da Santa Casa, ressalta que o método desenvolve na mãe a autoconfiança, segurança e tranquilidade para cuidar do bebê, importantes para sua independência futura. Propicia também a transferência de anticorpos maternos para o recém-nascido, por meio do colostro e do contato, diminui o risco de infecção cruzada e hospitalar, reduz o número de abandono de bebês prematuros em maternidades e o tempo de internação e contribui para o apego das famílias. “Hoje temos 107 bebês na primeira etapa, oito na segunda e 104 na terceira etapa, que é quando o bebê alcança 2,5 kg, mas o atendimento vai até aos quatro anos de idade” conclui Márcia Maciel.
 
Etapas

O método canguru, que atende crianças prematuras e de baixo peso, funciona na Santa Casa há 13 anos e é executado em três etapas. Na primeira, é feito atendimento individualizado ao bebê e sua família. Também é realizado o contato pele a pele entre a mãe e o bebê (posição canguru), promoção do aleitamento materno, envolvimento dos pais nos cuidados com o bebê.
Na segunda etapa, o bebê fica alojado com sua mãe em uma enfermaria e pode receber alta hospitalar precoce, com peso de 1.750g. Na terceira etapa, o recém-nascido e sua família vão para casa, mas continuam sendo acompanhados pela mesma equipe que esteve presente na sua internação. É necessário levar o bebê ao hospital duas vezes por semana, já que sua alta é acompanhada pelos profissionais do programa. O bebê será atendido até atingir dois quilos e meio.
Rogério Morais e Eliane Costa, pais dos gêmeos Gustavo e Eduardo Morais, conta que procurou a Santa Casa por ser referência em gravidez de risco. Seus filhos nasceram prematuros de sete meses, apresentando baixo peso “eu e minha esposa somos muito gratos a toda a equipe, nossos filhos foram muito bem cuidados nos momentos mais difíceis quando estavam na UTI, depois na enfermaria e agora que já estão sob nossos cuidados. “Tivemos todo o acompanhamento, a assistência foi excelente, por meio do Método Canguru aprendemos a alimentar, trocar fraldas, a cuidar de nossos filhos com amor e carinho já que somos pais de primeira viagem” declara Rogério Morais.
Sonia Gonçalves também teve gêmeos e apesar de todos os cuidados um de seus bebês não resistiu. Em seu testemunho no evento, emocionada, agradeceu a equipe profissional que cuidou de seus bebês. “Hoje estou aqui para agradecer, por meio da Santa Casa tive a felicidade de ter comigo um de meus filhos que está aqui pra todos verem como Deus é misericordioso, meu filho João Henrique está lindo, obrigado Santa Casa” falou Sonia Gonçalves.
 
Método Canguru

Surgiu em 1991 na cidade de Bogotá (Colômbia), quando médicos do Instituto Materno Infantil de Bogotá (IMIB), preocupados com a epidemia de prematuros que viviam (e com a falta de recursos para atendê-los) resolvem, numa medida extrema, imitar os Cangurus (mamíferos cujas mães carregam os próprios filhos junto ao ventre, até a maturidade completa). Aquilo que nasceu de absoluta falta de incubadoras e recursos técnicos para a atenção aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, acabou se transformando em um dos maiores avanços da medicina no século vinte.
Para surpresa de seus idealizadores, Hector Gómez e Ray Sanabria, aqueles bebês colocados constantemente junto ao ventre materno tinham recuperação melhor,  ganho de peso, menos infecções e intercorrências e recebiam altas muito mais cedo do que os outros bebês. Baseando-se nesses resultados, o Método Canguru passou a ser estudado e adotado como política de saúde em diversos países inclusive o Brasil.

Ascom Santa Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...