quinta-feira, 29 de julho de 2010

Incompetência Istmo-Cervical - o que é isso?

Incompetência istmo-cervical - ICC é a incapacidade do colo uterino de manter uma gravidez.
Isto é decorrente por defeitos anatômicos ou funcionais. O orifício interno apresenta-se incompetente para reter o concepto. A incidência da incompetência istmo-cervical segundo a literatura é de 1 para cada 1000 gestantes. Geralmente, a mulher somente descobre que possui incompetência uterina após uma ou mais perdas sem motivo aparente.


1. Causas
As causas de Incompetência Istmo-Cervical podem ser de dois tipos: congênitas ou adquiridas. As causas congênitas são aquelas que levam a uma má-formação do canal ístmico-cervical (ex.: maior concentração de fibras elásticas que fibras musculares). As causas adquiridas, por sua vez, são aquelas que levam a uma deformidade deste canal após o nascimento [ex.: partos com utilização de fórceps, partos traumáticos, dilatação forçada do colo uterino, conização, tumoração istmo-cervical (miomas). etc.]
A IIC leva a perdas gestacionais a partir da décima oitava semana, quando o bebê ainda não está pronto para viver fora do útero materno. Geralmente, as perdas são inevitáveis, pois o colo dilata sem dor. Por vezes, a bolsa estoura sem aviso prévio.

2. Tratamento
Até hoje não existe tratamento para a temida IIC (responsável por 35% das perdas gestacionais). Existe medida de precaução. Soma-se repouso absoluto a um procedimento cirúrgico chamado cerclagem.

3. Cerlagem
Cerclagem é uma costura em volta do colo uterino com um, dois ou mais pontos, dependendo do grau da IIC. É feita com anestesia e não há necessidade de internação. Não é 100% garantida mas mesmo assim consegue aumentar as chances de uma gravidez com sucesso.

(Este artigo "Incompetência istmocervical" faz parte da Enciclopédia Wikipédia. Está licenciado,  sujeito aos termos do Creative Commons Attribution/Share-Alike License.)


7 comentários:

  1. Uau! E a sua causa, Carlene...foi congênita ou adquirida?
    Tem como nos prevernirmos dessa IIC?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A propósito...sua foto está deslumbrante!!!

    ResponderExcluir
  3. Carol, minha causa é congênita. Eu já nasci com ela, não fui submetida a nenhum tipo de cirurgia, aborto, parto forçado, nada disso para que eu viesse a ter a IIC.
    Não, não temos como nos prevenir, infelizmente, e só descobrimos que a temos após perdas gestacionais, geralmente entre a 18ª e 23ª semana de gestação, quando o bebê ainda não está pronto para sobreviver fora do útero materno.
    Mas tem o tratamento, após descobrir que se tem IIC, se faz a cerclagem, geralmente entre a 12ª e 16ª semana de gestação. Não antes, pois é necessário ver se o bebê não tem anomalias; nem depois, para não correr o risco de romper a bolsa d'água com a agulha, na hora da costura do colo.
    Ah, e obrigada pelo elogio da foto.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlene, estou na sexta semana de gestação e tenho IIC congenita...voce ja deve ter passado pelo procedimento, né? Como foi? Seu neném ja nasceu? bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, onlyfriends31.
    Boa tarde.
    Sim, já passei por esse procedimento, cerclagem uterina, e posso garantir-lhe: é simples e muito seguro. É a melhor opção para segurar nosso nenenzinho em nosso ventre, além de repouso absoluto.
    No máximo, a médica disse que eu poderia apresentar sangramento após a cirurgia e umas colicazinhas, mas nada disso eu tive. Entrei no bloco cirúrgico às 20h, tomei uma raque, com menos de 20 minutos eu já estava de volta ao meu quarto. E só passei a noite lá porque a minha cirurgia foi à noite, senão eu teria ido para casa no mesmo dia!
    Meu nenem nasceu antes do tempo porque eu tive outras complicações com a minha pressão, mas se não fosse isso, minha gestação iria até o 9º mês tranquilamente.
    Boa sorte e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. oi ha pouco eu descobrir que tenho IIC, minha bolsa não chegou a romper ela saiu um pouco
    pra fora da vagina, fui para o hospital mas não tinha mas nada a se fazer.
    Ainda fiquei 8 dias internada sendo 4 dias deitadas sem poder levantar para a bolsa não estourar, mas ela acabou estourando e meu bebe nasceu com 30cm e 546 gramas e ainda ficou 4 horas vivo, acabou falecendo por que não tinha nada a se fazer.
    Foi muito triste,aos poucos estou superando mas e muito difícil eu ja estava com 22 semanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica, desculpe por só agora estar respondendo ao seu comentário. Ele estava na caixa de span e eu não vi. Desculpe. A sua perda foi no mesmo período da minha primeira: 22 semanas. Como você está? Tem tentado engravidar de novo?ferramenta de mala direta

      Excluir

Obrigada por sua visita! Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...