terça-feira, 31 de julho de 2012

Crescimento do bebê - 30 semanas - 3º trimestre

Uhuuu!!!
30 semanas!!
Graças a Deus, gente. Estou aqui e me sentindo bem, com a bênção do Senhor e a interceção da Virgem Maria e do Santo Frei Galvão.

10! Faltam 10 semanas!!

E eis o desenvolvimento desta etapa gestacional:


30ª semana

Mãe: À medida em que a mulher vai ficando mais pesada, também ficará mais lenta. Ela deve manter uma boa postura quando estiver de pé ou sentada e virar-se sempre de lado antes de levantar de uma posição inclinada ou deitada.
Bebê: comprimento - 27 cm; peso - 1.400 g. O bebê está ficando mais atento e pode sentir o útero materno massageando-o, quando a gestante tiver contrações de Braxton Hicks, embora isto não o machuque.
Fonte: Gestavida

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Avós prematuros


Avós de netos prematuros são essenciais no apoio à família

26/07/2012 - 14:28

Os avós de bebés prematuros são avós prematuros, porque só estavam preparados para ser avós de bebés de termo, defendeu esta quinta-feira, no Dia dos Avós, a directora do Serviço de Neonatologia do Hospital de São João, no Porto, avança a agência Lusa.

Apoio à amamentação e no favorecer o contacto com a pele, apoio aos irmãos e família, apoio na transição para a casa depois da alta hospitalar ou estar presente em processos de decisão, cuidados paliativos e no luto são algumas das ajudas que os avós podem dar no contexto da prematuridade, disse Hercília Guimarães, em entrevista à Lusa.

À margem de uma cerimónia no Hospital de São João, no Porto, para homenagear os avós de prematuros, numa iniciativa do grupo de pais de bebés prematuros do Hospital de São João, no Porto, a directora do Serviço de Neonatologia daquela unidade explicou que os avós prematuros são de “uma importância fulcral” na prematuridade dos netos pelo apoio emocional, económico e prático à família.

Hercília Guimarães defendeu que os avós prematuros devem “ser respeitados” e que lhes deve ser dada a “importância que merecem” no seio da família e da sociedade.

“A ajuda dos avós é imprescindível, fundamental. Sofrem, mas não demonstram. São uma espécie de âncora emocional”, conta à Lusa Marta Vinhas, mãe de gémeos prematuros, que agradece hoje a ajuda dos seus pais através de palavras carinhosas, flores e oferta de bolos.

Marta Vinhas recorda que os avós dos seus filhos mudaram-se para sua casa quando os gémeos tiveram alta hospitalar e que eram eles, por exemplo, que a acordavam à noite para dar as mamadas aos filhos.

“Durante a noite, acordavam-me para dar de mamar e punham a arrotar os bebés para eu poder descansar”, lembra, com os olhos a lacrimejar, acrescentando que eram também os avós que faziam a sopa, as compras da casa e que tratavam da roupa da família.

Também a avó Maria Otília Pereira, de 62 anos, e ainda em convalescença de uma doença, foi buscar força e energia à prematuridade do neto, que nasceu com 28 semanas e 1,100 quilos.

“Desde que a minha filha foi internada que tenho tentado apoiar”, revela Maria Otília Pereira, admitindo que um bebé prematuro exige muito mais “atenção” e há “receios maiores”.

Dos bebés que nascem em Portugal, 9,3 por cento são prematuros, ou seja nascem entre as 24 e as 36 semanas, indicou Hercília Guimarães.

Em Portugal, há entre “800 a 1.000 bebés” a nascer com menos de 1,5 quilo, designados por “grandes prematuros” e, nas últimas décadas, a “prematuridade aumentou cerca de “30 por cento”, acrescentou aquela especialista, também professora de Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Fonte: rcm farma, site de Portugal
Foto: Arquivo pessoal
 

Período Pós-cerclada - 15º fim de semana

Mais uma semana se passou e mais uma que se inicia!
Graças a Deus, tudo em ordem, tudo sob controle!
Fim de semana em paz, criançada em casa, sobrinho e enteada, para fazer companhia a meu pequeno que, por sinal, está viraaado! Rsrsrsss
Nenhuma novidade além dessa, tudo ok, tudo normal... Feliz e ansiosa. Amanhã: 30 semanas!
Uau! Obrigada, Senhor!


Uma excelente semana para todos!

sábado, 28 de julho de 2012

O formato da barriga indica o sexo do bebê???


É sempre assim: é só uma mulher anunciar que está grávida para começarem os palpites para adivinhar o sexo do bebê.
Mas será que as características físicas podem ajudar a descobrir se uma gestação é de menino ou menina?

Barriga redondinha... Menino ou menina???

Uma das crenças populares mais comuns está ligada ao formato da barriga. As mais pontudas anunciariam a vinda de um bebê do sexo masculino.
Mas a questão do desenho da barriga não tem uma relação direta com o sexo da criança!
É o biotipo, e até mesmo a questão do útero da gestante, que vão determinar o desenho e o formato da barriga.
Outra crença é de que, se a barriga da gestante apresentar uma linha de coloração escura, o bebê será um menino.
Na verdade, essa linha que é conhecida como linha Alba, todos nós temos. Na gestante, por influência dos hormônios da gravidez, ela se torna escurecida e desaparece entre quatro a seis meses depois do parto.


Pele limpa, sem sinal de inchaço... Menino ou menina??
Nas gestações de menina, algumas pessoas afirmam que o inchaço, o aparecimento de acne e até a intensidade do enjoo são maiores. Essas questões podem ter alguma relação com o nível de hormônio da mulher.
Quando é uma gestação de menina, a mulher tem dois cromossomos X na célula. E, aparentemente, quando você tem essa carga genética maior, você teria ações hormonais um pouco mais elevadas do que em uma gestão de menino.


Mas esse fator não pode ser considerado determinante. Pacientes que apresentem pressão alta, ou que tenham problemas de circulação, terão um edema maior do que uma gestante que tenha uma circulação melhor. Ou seja, mesmo que a gestação seja de menino, problemas relacionados à saúde da gestante podem azer com que ela inche mais do que uma mulher grávida de menina.

Conclusão é de que infelizmente não é possível determinar o sexo do bebê apenas com a análise de características físicas da mãe. O único método preciso é por meio de exames.

Para descobrir o sexo do bebê, podem ser realizados exames de sangue, similares a um hemograma, ou o ultrassom. A partir da oitava semana, é possível fazer um exame de sangue chamado sexagem fetal, que determina o sexo pela análise da existência ou não do cromossomo Y no sangue materno. Nesse exame, se for encontrado a presença do cromossomo Y, o bebê é um menino.

Já o ultrassom pode ser realizado a partir da 11ª semana, com 75% de acerto, ou após a 16ª semana, quando a taxa de acertos aumenta.

Fonte do texto: Blog da Zazou Gestante Título original: Saiba se o formato de sua barriga indica o sexo do bebê
Imagens: Arquivo pessoal. Primeira foto, gravidez de Heitor, às 25 semanas. Segunda foto, gravidez de Heloísa, às 25 semanas.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Período Pós-cerclada - 14º fim de semana

Eita que eu estava tão empolgada com meu fim de semana que nem tive cabeça para fazer postagem!
Esse fim de semana, a começar de sexta-feira, foi-me cheio de novidades e "estripulias"! Para começar, na sexta, recebi a visita de 3 amigas minhas que fizeram faculdade comigo em 2002, 2003 e 2004... Do grupo daquela ápoca faltaram duas...

Almoço de confraternização pelo Dia dos Amigos

No sábado, tudo tranquilo. Mas, no domingo, fui participar da carreata de meu marido. Ai... foi maravilhoso. Não fiz esforço não, como foi carreata, fiquei sentadinha no carro. Mas foi muito bom estar presente neste momento dele.


Pois é, gente, venho lutando com ele desde 2010, quado pedíamos votos para os deputados federal e estadual Raul Henry e Betinho Gomes, respectivamente, não poderia deixar de estar presente no momento dele, não é? Sabemos que não estou podendo fazer esforços, mas foi tudo tranquilo. Graças a Deus!

Então, assim se passou mais um fim de semana, o 14º após a cerclagem. Falta pouco, falta pouco, agora, faltam 10 fins de semana... Ai, ai, ai, ai... Ansiosíssima!









terça-feira, 24 de julho de 2012

Crescimento do bebê - 29ª semana - 3º trimestre

Ai, ai, ai, ai... 29 semanas! Graças a Deus!
Passei das 28, gente, passei das 28!!!
É muita emoção, é muita felicidade...
Minha bebê está ainda maior que estas medidas abaixo descritas!


29ª semana

Mãe: Pode ocorrer o extravazamento de colostro de leite precoce nos seios. É uma substância líquida, que proporcionará ao bebê o primeiro alimento quando a mãe amamentar.
Bebê: comprimento - 26 cm; peso - 1.250 g. O bebê pode ver a silhueta de objetos e pessoas fora do útero. Provavelmente ele estará mexendo os olhos quando abertos, como se estivesse olhando para os objetos ou pessoas.


terça-feira, 17 de julho de 2012

Crescimento do bebê - 28ª semana - 3º trimestre

Ai, ai, ai, ai, ai... Feliz, muito feliz!
Cheguei nas minhas tão sonhadas 28 semanas.
Pressão sob controle, Heloísa mexendo ativamente.
Sem dor, sem sangramento...
Graças a meu bom Deus e a intercessão da Virgem Santíssima e do Santo Frei Galvão.
28 semanas... Meu Heitor nasceu de 28 semanas... E eu vou, com a permissão do Senhor, ultrapassar esta semana, atingir as 30, depois as 37 e Heloísa já poderá nascer quando quiser após isso!

Uhuuuu!!! 28 semanas!!

Minha bebê está beeeem maior do que dizem essas medidas aí, heim! Rsrsrss


3º trimestre

 

28ª semana

Mãe: Nesta semana, provavelmente serão pedidos alguns exames de sangue, se a mãe for Rh negativo. Será feita uma checagem para saber se ela produziu anticorpos para o tipo de sangue do bebê. É preciso avaliar se haverá algum risco de ela ter uma reação ao sangue do bebê. Tal reação pode causar problemas aos bebês vindouros.
Deve-se manter a ingestão de cálcio, para ajudar o crescimento ósseo do bebê.
Bebê: comprimento - 25 cm; peso - 1.100 g. A quantidade de tecido aumenta, os cabelos ficam mais compridos e  possa ser que, provavelmente, ele determine a posição em que ficará nos próximos meses, mas há espaço suficiente para mudar, caso esteja sentado.

Fonte: Gesta Vida

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Período Pós-cerclada - 13º fim de semana

Mais uma semana se passou, com a graça de Deus.
Estamos bem, Heloísa e eu, nenhuma intercorrência pra me tirar o sossego, e assim, vamos seguindo adiante.
O enxoval de Heloísa está praticamente pronto, mas o quarto... Aff... cadê pedreiro pra ajeitar as pedras da cerâmica que se soltaram?
Isso está me aperreando... Daqui a pouco chega o mês de minha neném nascer e nada do quarto estar organizado!
Meu marido está nas ruas com força total em sua campanha pra vereador, por isso, é um corre corre... Sai antes das 8h e chega após as 23h.
Haja canseira, haja demanda...
E, quando em casa, ainda tem que cuidar de mim e de Heitor.
Tem que ser, né? Família que precisa dele...
Estou sem a menina que trabalhava aqui em casa, ela me deixou na mão, disse que tava com uns problemas e não podia mais vir trabalhar.
Tou louca atrás de alguém, que eu possa confiar, que, sobretudo, cuide bem de meu filhote!
Bom, segue o vídeo que eu criei com o jingle de meu marido.
Se vocês conhecerem alguém do Cabo de Santo Agostinho, PE, indique esse para vereador!



E vamos à mais uma semana, com a bênção de Deus.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Crescimento do Bebê - 27 semanas - 2º trimestre

Eis que ainda me encontro no segundo trimestre, mas é a última semana dele! Estou de 27 semanas, graças a Deus, PA sob controle, tudo ok, até aqui!
E que o meu bom Deus permita que assim permaneça até o fim da gestação, em seu curso normal.
Só em pensar que falta bem pouco, agora... 13 semaninhas... Ai, que ansiedade! Nem parece que já sou mãe, a cada gestação é uma nova emoção!


Bom, segue resumo desta fase agora, segundo o Gesta Vida:
Considerando que as medidas de comprimento se diferem da medida da minha ultra, pois aí diz que o bebê está com 24cm, quando a minha está com 37,45 e o peso da minha foi de 1215g...


27ª semana

Mãe: Nesta fase, há um aumento de alguns hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, que é importante para o desenvolvimento do leite materno e para o relaxamento dos músculos uterinos e outros músculos lisos.
Bebê: comprimento - 24 cm; peso - 1.000 g. Os pulmões estão formados, mas falta a substância vital para mantê-los inflados, o que significa que o bebê não conseguiria respirar sozinho se nascesse. O cérebro não está totalmente desenvolvido e o sistema imunológico ainda é deficiente.

Período Pós-cerclada - 12º fim de semana

Oi, gente! Bom dia!
Não postei antes porque eu estava com um problema em minha conexão com a net. Desde sexta-feira sem net. Ninguém merece!
Novidade? Sim!
Fim de semana tranquilo, com enteada e sobrinho (do meu marido) aqui em casa. Pequei um pouco esse fim de semana e me levantei mais do que deveria!
Bom, na segunda fui fazer uma US, ai, que emoção! Confirmou o sexo de minha baby, é uma meninona!
Ela está com 1215g e 37,45cm de comprimento.
Uau! No limite máximo para o peso e tamanho da idade gestacional!
Só em lembrar que meu Heitor nasceu, às 28 semanas, com 1020g, e aproximadamente 37cm, vejo o quanto minha Heloísa vai ser grandona!
Será que as roupinhas vão caber nela?? Risos.

Vamos lá para mais uma semana. Faltam, agora 13 fins de semana, com a permissão do Senhor!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Gravidez nos tempos modernos

Achei muito interessante este artigo, principalmente porque já falei sobre beleza e cuidados na gravidez. Por isso, posto aqui.



Gravidez nos tempos modernos
Gabriel Novis Neves - médico

    O organismo feminino não sabe que estamos nos tempos modernos e funciona como foi programado, especialmente com relação à reprodução.
     
     Com o passar dos séculos o homem, com a sua “infinita sabedoria”, no sentido de ajudar, desregulou essa montagem da natureza.
     
     Como tudo que existe no universo, também somos filhos da natureza e a ela devemos obediência.
     
     Jamais pensei em radicalizar as minhas concepções humanísticas, ignorando que a ciência dos homens muito tem ajudado a natureza em certos casos.
     
     Fernando Magalhães, o pai da obstetrícia moderna no Brasil, dizia que a necessidade de aprender jamais poderia representar a necessidade de prejudicar alguém.
     
     O organismo feminino desconhece muito das invenções da ciência médica. Cito como exemplo o parto operatório (Cesariana), nos tempos modernos considerado pelas gestantes, e a maioria dos médicos, como o parto normal.
     
     Na nossa cidade o parto normal só acontece nas maternidades particulares, principalmente, quando a gestante chega ao hospital em período expulsivo.
     
     Entender o processo de reprodução humana é uma das maravilhas que conheço e, até hoje, com mais de meio século de exercício profissional, ainda me emociono profundamente.
     
     Somos produtos de duas células, uma feminina e outra masculina. Após 40 semanas, essa célula nova será uma criança de cerca de três quilos trezentos e cinquenta gramas, com um comprimento, em média, de cinquenta centímetros.
     
     A gestação não é doença, muito pelo contrário. É sinal de saúde do casal e assim deve ser tratada.
     
     É imprescindível, para o sucesso da reprodução, um bom pré-natal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, no mínimo, seis consultas nesse período.
     
     Essas consultas são distribuídas nas três fases da gestação: primeiro trimestre - onde quem comanda é a genética; o segundo trimestre - aquele em que as atenções maiores são para a saúde da mãe; e o terceiro trimestre - quando o médico irá monitorizar a saúde do neném e da mãe.
     
     O contato eventual de uma gestante com um obstetra não representa pré-natal. Como gestação não é doença, precisamos informar às gestantes dos tempos modernos, princípios de fisiologia.
     
     As alterações do corpo feminino são fantásticas, sendo as externas percebidas pela futuras mães. O volume de líquido plasmático aumenta cerca de dois litros. Por isso, recomendamos a elas o único medicamento durante essa fase, que é a recolocação do ferro em um líquido que aumentou consideravelmente.
     
     A gestante nunca deverá usar medicamentos sem orientação médica, especialmente no primeiro trimestre da gravidez. Isso poderá causar lesões ao feto.
     
     Evitar cair em tentação com os “conselhos” recebidos. Dificilmente na nossa cultura alguém se controla no sentido de indicar um exercício, massagem, produtos da rendosa medicina alternativa com uma fórmula ou remédio misterioso - que é uma “maravilha.”
     
     São colocadas à gestante tantas informações que, observando a ansiedade das mesmas após mais de vinte anos de pesquisas, e com ajuda de artistas plásticos, escultores, fotógrafos, ceramistas, fiz um consultório de terapia visual para pré-natal.
     
     A terapia visual é de cura instantânea quando atingimos o emocional das pacientes. Com essa exposição mostro uma série de equívocos educacionais, causa de sofrimento das gestantes dos tempos modernos.
     
     Elas vêem com interesse o trabalho visual e derrubam valores como: - gravidez faz a mulher ficar feia; que não podem namorar; que aleitamento causa flacidez nas mamas; dúvidas se o feto é perfeito; tipos de partos e, finalmente, se na hora do início do trabalho de parto encontrará o seu médico.
     
     Esclarecendo as perguntas, as gestantes dos tempos modernos compreendem esse momento especial que lhes fora concedido como prêmio, e não, como castigo por ter comido a maçã proibida e expulsa do paraíso com a maldição do “parirás com dor.”
     
     Vejo a gravidez nos tempos modernos com a simplicidade dos tempos de Eva.
 



Fonte: http://www.24horasnews.com.br/




Ai, ai, ai... Preocupações

Tudo bem que eu sei que meu filho tem a tal "Seletividade" (para ver publicação anterior sobre isto, clique aqui), e eu, que nem tava assim tão paranoica com o assunto, comecei a me preocupar de fato!
Heitor ficou das 16h da segunda-feira dia 2, às 6h30 da terça-feira dia 3 sem querer comer nada! Fez cara feia pra tudo o que lhe era oferecido!
Bolacha, biscoito, vitamina, mingau, sopa, macaxeira, enfim. Ele torcia o nariz pra tudo!
Ontem liguei pro Pediatra dele e pedi um S.O.S.
Ele disse que isso é devido a seletividade, tá se agravando, mas que eu mantenha as mesmas medidas: nada de substituir as refeições por sobremesas, nada de chantagem, artifícios... Só oferecer, insistir e parar quando apresentar muita resistência. Continuar com o Suplemento Vitamínico e aguardar...
Aff... comecei a me angustiar com a situação.
Hoje ele almoçou melhor, comeu do meu prato, mas só quis macarrão parafuso e carne guisada.
Bom, pelo menos ele comeu!


terça-feira, 3 de julho de 2012

Crescimento do bebê - 26ª semana - 2º trimestre

Dos desconfortos abaixo descritos, estou sentindo as dores nas costelas e cabeça e a pressão na pelve...

 

26ª semana

Mãe: A mulher fica mais pesada, podendo sofrer uma série de desconfortos, como dor nas costas, costelas, cãibras nas pernas, dores de cabeça e pressão na pelve.
Bebê: comprimento - 23 cm; peso - 850 g. Nesta semana, o bebê abre os olhos, que estão quase completamente formados. Seja qual for a cor dos olhos do bebê, eles serão azuis enquanto ele estiver no ventre. Isto acontece em todas as raças, porque a pupila adquire sua cor final alguns meses após o nascimento.
Fonte: www.gestavida.com.br

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Período Pós cerclada - 11º fim de semana

Cada semana é uma novidade...
Desta vez, o tampão que começou a se desprender aos  poucos.
Na sexta-feira, 29 de junho, fui fazer xixi e, ao me enxugar, lá tava aquele catarrinho, amareladinho, visguentinho... (eca, que nojinho!), mas sem sangue.
Um pouquinho na sexta, mais um pouquinho hoje...
Já? Ainda não é hora de você sair, danado!
Aí me perguntarão: Como sabe que foi o tampão?
Bom, pelos relatos e por ser muito diferente do corrimento tradicional. Também, pesquisando pelo Google, encontrei imagens muito semelhantes ao que saiu:

Fonte da Imagem: http://www.e-familynet.com/phpbb/viewtopic.php?t=337238

Fonte da imagem: http://www.e-familynet.com/phpbb/viewtopic.php?t=337238

Mas, afinal, o que é o tampão mucoso? Para que serve?

O tampão começa a ser produzido no início da gestação (ver 7ª semana de gravidez) e vai ficando mais espesso conforme a gravidez vai adiantando.

"O que é o tampão mucoso?
Tampão mucoso ou rolha de Schroeder é uma secreção espessa e opaca (como um catarro grosso) produzida pelas glândulas do colo do útero que oblitera (veda) o canal cervical e que tem o papel de proteger o feto no ambiente intra-uterino.

Quando o tampão é eliminado?

Quando o colo do útero começa a afinar e/ou a dilatar este tampão é eliminado e ele pode vir acompanhado de estrias de sangue vivo ou coagulado, portanto, pode sair esbranquiçado e espesso, mas pode também ter coloração avermelhada até marrom e espessa.

Quanto tempo pode demorar para o bebê nascer depois que o tampão é eliminado?
A eliminação do tampão mucoso não significa que a paciente tenha entrado em trabalho de parto, ela pode estar nos pródromos ou simplesmente seu colo começou a amadurecer com as contrações de Braxton-Hicks podendo demorar dias ou até semanas para entrar em trabalho de parto." Do site GestaVida.

 Bom, o sábado e o domingo correram tranquilos, sem sustos ou outras coisas. E hoje Heloísa está bem ativa, bem alto em minha barriga. Ainda bem... E estou até sentindo dores nas costelas! Rsrsrs Acho que é ela empurrando... Rsrss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...