terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A festa de 1º aninho..

Você já curtiu um monte de etapas: acordar a cada 3 horas na madrugada; embalar choro que não passa e você se desespera porque não sabe o que tá havendo; levar ao hospital nas carreiras para então descobrir que aquela manchinha não era nada demais, apenas picada de inseto e não sarampo como você temia; ficar observando pra ver se ele respira, pois tá tão queitinho...
Agora tá chegado o momento de preparar o grande dia: a festa de 1 ano.
Fica sempre a dúvida: fazer ou não fazer?
"Ele não vai curtir, pois não entende nada ainda;
ele nem anda, vai ficar o tempo todo no braço, no seu braço;
ele estranha as pessoas, vai chorar com a agitação;
vou gastar tanto e ainda vai ter quem saia falando mal da festa...
Por que fazer?"
Então, você decide fazer porque é um momento único, especial, todo seu também. Acima de tudo, primeiro ano de seu bebê. Um ano de vida, um ano de vitória, um ano de expectativas... Deve ser mesmo muito bem comemorado.

Portanto, vamos lá. Primeiro, a lista de convidado. Essa etapa é a mais difícil de todas, pois você quer fazer uma festa, mas não quer um grande evento, quer convidar as pessoas mais próximas, mas sabe que sempre tem aquela que vai ficar magoada porque você "esqueceu" de dar o convite.
Você decide fazer uma seleção:
* só vai quem tem crianças, afinal, a festa é infantil, não é?;
* vão os padrinhos, mesmo que ainda não tenha batizado a cria, mas já sabe quem são os padrinhos;
* vai a melhor amiga de sua mãe, afinal, ela sempre esteve lá com vocês;
* vai aquela sua melhor amiga que não tem filhos, mas é sua melhor amiga;
* vai o melhor amigo de seu marido, temos que agir com justiça;
* e vão os tios e primos mais próximos, claro...
Ufa! A lista ficou enorme, em torno de umas 150 pessoas.
Agora, vamos à escolha do local. Tem que ser bem central para atender a todos e tem que ser agradável a você, lógico.
Feito isso, vamos ao buffet. O que fazer para servir? Será em que horário e terá duração de quanto tempo?

"Bom, meu marido e eu resolvemos fazer a festa exatamente no dia em que nosso baby completou 1 ano, caiu num domingo. Se é domingo, vamos fazer de manhã, com direito a almoço. A festa começará às 10h e terminará às... Bom, isso nunca se sabe. Quando se aluga um salão, as festas têm duração de 4 horas. Mas como fizemos um acordo com a dona do espaço, porque meu marido queria ainda um churrasco após tudo, a festa terminaria às 17h... Se estendeu até às 19h."

Bom, voltando ao planejamento. Após a escolha do horário, local e buffet, brinquedos (pula-pula, piscina de bolas) e guloseimas (carrocinha de algodão doce, pipoca e cachorro quente), vamos pensar no tema e na roupa. Aí é que fica complicado, pois existe cada tema lindo...
Dizem que fazer de circo pro 1º ano da criança trás sorte.
Mas, deixado surpestição de lado, o tema será o que agrada aos pais. E se a criança já estiver bem espertinha, demonstrando afeições por algo, sugiro o tema em cima do que ela demonstra gostar.

"O tema que eu escolhi foi o do Fundo do Mar, pois é o mesmo tema do quartinho dele, então, seria apenas uma extensão do que ele já vê em casa... E a roupinha dele foi a de um lindo marinheirozinho que eu havia comprado ainda quando tava grávida, pensando nele usar pelo Carnaval (se ele nascesse a termo, e não prematuro), caiu como uma luva."

"Tudo pronto, tudo organizado, tudo lindo. Chega o grande dia. Sempre há uns imprevistos. O palhaço contratado tava com uma roupa ridícula, o bebê dormiu minutos antes de cantar os parabéns. No corre-corre, você termina nem comendo... Você, marinheira de primeira viagme, não se liga em organizar uma fila para entregar as sacolinhas, então os meninos vêm todos em bolo e você fica sem saber ao certo quem recebeu ou não. Avançam na mesa de guloseimas, assm que você a libera para pegarm um doce... Seu filho que é muito risonho, não deu um ar de riso justo nesse dia, mas também não chorou (o que já foi um grande passo)."

Mas, no final, todos saem felizes e satisfeitos. Você exausta, mas com a sensação de dever cumprido e fica apenas aguardando as fotos para saborear cada lembrança, cada detalhe que você, na hora, no dia, nem se deu conta, de tão preocupada que tudo desse certo! E conclui: ficou lindo e maravilhoso.

























































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...