sexta-feira, 22 de abril de 2011

Por que o coelhinho traz o ovo da Páscoa, mamãe? Vamos aos significados da Páscoa!

Para auxiliar as mães nas muitas dúvidas de seus filhos sobre a Páscoa e seus significados!

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.




OVOS DE PÁSCOA
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.


Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.


A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.


 
COELHO

O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos. 

 







CORDEIRO

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.

Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.


Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.


CÍRIO PASCAL

É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".

Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.


O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.


 
GIRASSOL

O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

 

PÃO E VINHO
O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro.

Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus.

A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura" [3].
A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade.

Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.


 

Colomba Pascal

O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.

SINO

Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações.

O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.


 
Quaresma

Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.




Óleos Santos
Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.
 

Fontes:
[1] Baseado na Coleção Descobrindo a Páscoa, Edições Chocolate.
[2] A vitória da Páscoa, Georges Chevrot, Editora Quadrante, São Paulo, 2002
[3] Vida Eucarística, José Manuel Iglesias, Editora Quadrante, São Paulo, 2005

FELIZ PÁSCOA, MÃE!

MÃE,

Quero homenageá-la neste
dia tão especial.

 
Achei que você deveria saber
que você é o maior e melhor

presente que a vida poderia
me conceder, e é por isso que
a Páscoa é sempre uma data
duplamente especial para mim.

 
Que você possa contemplar
com os seus próprios olhos
toda força de uma vida feliz,
permeada pela paz que o
Cristo nos ensina a conhecer.

 
Espero, mãe, poder ser para
você um presente tão especial
quanto você é para mim, e
que esta Páscoa e as outras
que virão sejam repletas de
felicidade amor e paz.

 
Por isso eu lhe desejo com
muito carinho uma...


FELIZ PÁSCOA!!!






 

terça-feira, 19 de abril de 2011

DESENVOLVIMENTO GESTACIONAL - SEMANA A SEMANA - DA 37ª A 40ª

Semana 37

 




 (IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE)








"Nas consultas do pré-natal, agora semanais, a novidade é o exame de toque.
Não deixe de contar para o médico qualquer anormalidade”

O bebê

O bebê está totalmente pronto para nascer.

A mãe

Está chegando a hora! Você está bem assistida e preparada.
A barriga pressiona o estômago e, pelo refluxo, pode provocar azias diárias. As contrações são esparsas e a maioria indolor. A partir de agora, o colo pode estar aberto com perda do tampão e a barriga estará mais baixa.
Na consulta pré-natal, o médico fará o exame de toque. O retorno é semanal nas consultas médicas.
Não deixe de relatar qualquer anormalidade ao seu médico. E, sobretudo, não deixe de manifestar carinho por seu marido, e ambos com o bebê. Falta pouco.

O pai

O pai está nervoso e se sente impotente para ajudar a mulher no parto. Você já decidiu se vai assistir o parto?
Você só sonha com o rostinho dele, imagina se vai ser a sua cara - claro! - ou ter algo da sua família. Já escolheram os padrinhos para o batismo?
A ansiedade faz com que você verifique diariamente se os documentos estão em ordem, a mala pronta, carro com tanque cheio, dinheiro para o táxi de emergência, os telefones de toda família num papel ao lado do telefone e gravados na memória do celular! Tudo de prático que um homem pode fazer está conferido.

Semanas 38 e 39


"Para os pais: proponha para sua mulher um relaxamento, com velas e música new age, e faça uma massagem com óleos.
A instabilidade emocional é ENORME, mas a alegria também”

O bebê

O bebê deverá estar com peso entre 3 kg a 3,5 kg e mede cerca de 45 cm. Ele enxerga, ouve e chupa o dedo. Está preparado e começa a ficar sem espaço, porque cresce rápido e ganha 200 g por semana.

A mãe

Está chegando a hora do parto. Tudo preparado. Alguma ansiedade é normal. A dificuldade para dormir aumenta - use dois travesseiros para respirar melhor. Os reflexos estão diminuídos, por isso, é melhor parar de dirigir. Você deverá estar pesando 12 kg a mais do que no início da gravidez. A dilatação começa.
A instabilidade emocional é grande, mas você deve procurar relaxar, ouvindo música, meditando, lendo... lembre-se de que é você quem vai criar o ambiente de calma e serenidade de que seu bebê precisa para sentir-se bem e confortável

O pai

Proponha para sua mulher um relaxamento, com velas e música tranquila, e faça nela uma massagem com óleo. Carinhos, muito amor. Ajude-a a criar um ambiente de calma e tranquilidade para receber o bebê

Semana 40

 


(IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE)



"Fique tranquila, você está preparada.
Esse é um momento inesquecível para qualquer mulher! Parabéns!”

O bebê

O bebê pode ter de 45 cm a 50 cm e pesa em torno de 3,5 kg. Está preparado e esperando a hora de nascer.
Ele está ansioso para conhecer vocês e receber o carinho naquela mãozinha, beijinhos na bochecha e na cabecinha... Tanto amor na barriga, agora ele vai ganhar o calor do papai e da mamãe.
Que alegria!!!

A mãe

Seu bebê vai nascer! De parto normal ou cesariana, chegou a hora dele vir ao mundo. Foi uma grande transformação para você: física, emocional e energética.
Na última semana, as contrações ficarão frequentes e ritmadas, passando de um ritmo de 1 a cada hora, até chegar a 1 a cada 10 minutos e com 30 segundos de duração, típicas do trabalho de parto.
A partir das contrações rítmicas, o parto pode levar até 14 horas, o que pode ser abreviado com a colocação do pessário, que é um dispositivo intra-uterino que induz ao parto por esvaecer o colo do útero (que passa de grosso para fino) sem provocar dor.
Quando as contrações ficarem mais fortes e a dilatação adequada (5-6 cm) você poderá tomar a anestesia peridural.
Fique tranquila, você está preparada. Esse é o momento que só uma MULHER pode sentir e dimensionar.
Parabéns!

O pai

Você vê sua mulher sentir tudo o que vocês aprenderam no curso de gestante. Agora é real!
Chegaram ao hospital, está tudo em ordem e agora é uma questão de tempo! Esteja do lado deles.
Não esqueça de levar a camisa do time para colocar na porta.
Sejam felizes


Cuidados para estas semanas
Pode
Não pode
•Ir ao cabeleireiro
•Fazer manicure e pedicure
•Passear no shopping com moderação
•Dormir e descansar
•Dirigir
•Comer demais (você pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento)
•Tomar café demais


Dicas úteis

  • Aproveite para colocar a roupinha em ordem, arrumar as lembrancinhas e descansar
(FONTE: http://delas.ig.com.br/filhos/gravidez)

DESENVOLVIMENTO GESTACIONAL - SEMANA A SEMANA - DA 33ª A 36ª

Semanas 33 e 34

(Reprodução)

"Já está na hora de vocês escolherem o pediatra. Parentes, amigos e seu médico de confiança podem ajudar você com dicas e informações”

O bebê

O bebê está com oito meses em acabamento final, o rostinho está rechonchudo e cor de rosa. Pode ter bastante cabelo. O peso dele está em 2,4 kg e o bebê está pronto para nascer.

A mãe

Pela sua ansiedade, é possível fazer um "ultrassom de mãe": não existem dados significativos importantes, mas a mãe vê melhor o bebê. Em 3D é possível ver os traços do bebê. Se engordou acima do necessário, é importante manter uma dieta, pois nessa fase o volume de sangue já aumentou 50%.
Você sentirá dores nas costas, porque a coluna sustenta um peso cada vez maior. Também terá alguma dificuldade para respirar porque o diafragma, que ajuda nos movimentos respiratórios do pulmão, está sendo empurrado pelo útero elevado.
Pode manter sua rotina de beleza: manicure, cabeleireiro, academia para natação e alongamento. Se já não fez, compre um bom livro sobre bebês (existem vários, peça indicações de outras mães que você admira e que lidam com os seus bebês da forma como você imaginaria fazer com o seu) Acalme-se lendo e imaginando como será o cotidiano com o seu bebê.

O pai

Já está na hora de vocês escolherem o pediatra que vai orientá-los nos procedimentos com o bebê por alguns anos. Peça informações aos parentes, amigas e a seu médico de confiança.

Semanas 35 e 36

 


"O bebê já reconhece a voz dos pais. Se você cantar para ele sempre a mesma canção, após o nascimento ele se acalmará ao escutá-la”

O bebê

O bebê está em posição de parto - de cabeça para baixo. A partir dessa época, os pulmões produzem uma substância chamada surfactante, que faz com que eles sequem e fiquem prontos para respirar de verdade. Pesa mais de 2,5 kg. Ele já reconhece a voz dos pais. Se durante a gestação a mamãe e o papai cantarem sempre a mesma (ou as mesmas) música para ele, após o nascimento ele se acalmará ao escutar a canção que o embalou durante boa parte da gravidez, assim como ficará mais tranquilo ao ouvir a voz da mamãe.

A mãe

Você deve estar totalmente informada sobre qual será o tipo de anestesia do parto - anestesia peridural ou raquianestesia. A maneira mais moderna e eficaz de tirar a dor do período de dilatação é a anestesia peridural, pois alivia ou quase anula a dor, mas as contrações se mantêm. Se ainda não fez, deve participar de um curso de gestantes com seu marido. Vai ajudar muito, tanto no pré-parto, como no pós-parto e no primeiro mês do bebê.
Se já começou o curso para gestantes, aproveite para tirar todas as suas últimas dúvidas relacionadas aos cuidados com seu bebê. Você agora deve alimentar sua confiança e sua tranquilidade. Já leu muito sobre o parto, já leu muito sobre bebês. Lembre-se: esse tempo de espera é feito para preparar você para tornar-se mãe.

O pai

No final da gravidez - principalmente - redobre o afeto. O bebê já reconhece sua voz e a harmonia do casal permitirá uma preparação para um parto tranquilo. Isso vai influenciar a vinda do bebê. Faça o curso de gestantes com sua mulher. Ela não vai pedir, mas não vai perdoar se você se omitir.
Lembra? "Não basta ser pai. Tem que participar".

Cuidados para estas semanas
Pode
Não pode
•Fazer exercícios leves, como caminhadas e natação
•Tomar muita água
•Manter o máximo possível as pernas para cima
•Ficar muito tempo de pé
•Fazer esforço físico exagerado

Dicas úteis

  • Aumente a quantidade de fibras da sua dieta, sobretudo na hora do café da manhã, incluindo muita fruta, farinhas e grãos integrais para ajudar o intestino a funcionar
(FONTE: http://delas.ig.com.br/filhos/gravidez)


DESENVOLVIMENTO GESTACIONAL - SEMANA A SEMANA - DA 29ª A 32ª

Semanas 29 e 30

(Reprodução)

"O bebê brinca e até soluça. É fácil a mãe escutar o "ploc-ploc". Está na hora de conhecer a maternidade”

O bebê

Nessa quinzena o bebê engorda e chega a pesar 1,6 kg e tem 35 cm a 40 cm.
Está numa festa: brinca e até soluça... é fácil a mãe escutar o "ploc-ploc", achando que é batimento cardíaco mais lento, mas na verdade é soluço!

A mãe

Período para repetir todos os exames sorológicos que podem evitar a transmissão para o bebê de vírus como: o HIV (vírus da Aids), HTLV tipos I e II (associados à leucemia, linfoma e alterações neurológicas) e os vírus da hepatite B (HBV) e C (HCV). Comece a reduzir sua rotina, porque o feto é viável para o nascimento, ou seja, seu bebê já pode nascer. Nessa quinzena, 85% dos bebês já estão na posição cefálica (de cabeça na posição) ou pélvica (sentado). A maternidade deve estar escolhida e você deve deixar sua mala e a do bebê prontas.

O pai

Tire um sábado para ir conhecer a maternidade, aprender o caminho mais rápido e checar quais os documentos necessários na hora do parto. Na hora de escolher o melhor local, peça informações e indicações de seu médico.

Semanas 31 e 32

(Reprodução)

"As suas consultas pré-natais tornam-se quinzenais, para prevenir acidentes como a pré-eclampsia e o trabalho de parto prematuro”

O bebê

O bebê já passou dos 2 kg e mede de 40 a 45 cm.

A mãe

Na segunda metade do sétimo mês, você já pode ter contrações, suportáveis e esparsas. A linha "nigra" está localizada no abdome anterior, dividindo a barriga ao meio. Ela desaparecerá no pós-parto, não se preocupe.
As suas consultas pré-natais passam a ser quinzenais. O médico vai pedir de novo um hemograma, exame de urina e, eventualmente, de sífilis.
Um novo exame ultrassonográfico pode ser solicitado nesta fase para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal.
Você pode se sentir muito cansada e está MUITO sensível.

O pai

Você deve ter MUITA paciência porque sua mulher está focada no bebê e seus temores iniciais voltam à tona. Atenção: a gestante está SEMPRE certa!!!! E se achar que não está, tente deixar a discussão para mais tarde...


Cuidados para estas semanas
Pode
Não pode
•No trabalho, descanse a cada 2 h
•Tome muita água para hidratar
•Abuse dos cremes hidratantes
•Dê muita risada de tudo
•Passar longos períodos sem se alimentar, para não ter hipoglicemia
•Controlar os doces

 

Dicas úteis

  • Selecione programas tranquilos, como: assistir uma orquestra ou um balé. A ordem é ter tranquilidade.

DESENVOLVIMENTO GESTACIONAL - SEMANA A SEMANA - 28ª SEMANA - FOI NESTA QUE O MEU NENÉM NASCEU!

Semana 28

Reprodução







(IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE)







"Nessa fase, os pés incham.
As recomendações são: repouso, evitar esforço excessivo e não ficar muito tempo em pé.”

O bebê

O bebê começa a ganhar peso rapidamente a partir da 28ª semana. Ele já tem 1,1 kg. (HEITOR NASCEU COM 1,2 KG E, APROXIMADAMENTE, 28CM)

A mãe

Você está para entrar no sétimo mês da gestação e a postura muda: inclina-se para trás para equilibrar o peso da barriga. Anda tipo "patinha" - você sabia que o nome científico desse jeito de andar é marcha anserina? Nessa fase, os pés incham. É recomendado calma e descanso, não faça exageros nas tarefas domésticas e não fique muito tempo em pé.
Se for diagnosticada pressão alta, há perigo de eclampsia. O médico acompanhará seu estado, usando medicamentos se necessário. (TIVE PRÉ-ECLAMPSIA E SÍNDROME HELLP, QUASE ENTRO EM COMA, POR ISSO FUI SUBMETIDA A UMA CESÁRIA DE EMERGÊNCIA)

O pai

No sexo, a melhor posição é a lateral, para que a penetração não seja profunda. Se houver sangramento, interrompa as atividades sexuais e fale com o médico a respeito.



Cuidados para estas semanas
Pode
Não pode
•Relaxamento, massagem e drenagem linfática
•Alterar a dieta alimentar nem se automedicar

Dicas úteis

  • Faça a mala que vai levar para a maternidade. Cante e dance, ajuda a descontrair e divertir o bebê.
 (FONTE: http://delas.ig.com.br/filhos/gravidez)






DESENVOLVIMENTO GESTACIONAL - SEMANA A SEMANA - 25ª, 26ª E 27ª

Semanas 25, 26 e 27

(Reprodução)

"O desejo sexual aumenta e o casal entra numa fase muito harmônica.
Aproveite para curtir o crescimento da barriga, a alegria do bebê e os movimentos que ele faz”

O bebê

Neste período o bebê pode dormir enquanto a mãe está acordada e passar a noite toda em atividade, atrapalhando o sono da mãe.
Mas ele está feliz da vida! E já tem 1 kg.

A mãe

Vale repetir: esqueça os conselhos de mãe, sogra e comadre. Confie no seu médico! Faça a dieta aconselhada, os exercícios para preparar a musculatura e a respiração para o parto.
Uma atividade de bons resultados é a hidroginástica, que você pode praticar do quarto mês até o fim da gravidez.
No dia-a-dia, é frequente o endurecimento da barriga por movimentos bruscos do bebê - ação e reação: ele chuta, o útero contrai.
A partir dessa fase, se viajar de carro, mude frequentemente de posição, estique os pés. Se estiver dirigindo, pare a cada 2 horas e descanse - no mínimo - 15 minutos. Não existe mais o mito de não poder andar de avião; pode sim, até o sétimo mês.

O pai

O desejo sexual aumenta e o casal entra numa fase muito harmônica. Aproveite para curtir o crescimento da barriga, a alegria do bebê e os movimentos que faz para crescer e se preparar para o nascimento. 



Cuidados para estas semanas
Pode
Não pode
•Relaxamento, massagem e drenagem linfática
•Alterar a dieta alimentar nem se automedicar

Dicas úteis

  • Faça a mala que vai levar para a maternidade. Cante e dance, ajuda a descontrair e divertir o bebê
(FONTE: http://delas.ig.com.br/filhos/gravidez)


DESENVOLVIMENTO GESTACIONAL - SEMANA A SEMANA - DA 21ª A 24ª

Semanas 21 e 22             

 

(Imagem retirada do Google)

  

"Agora, sim, seu bebê chuta forte, e com frequência. É a hora de fazer o ultrassom morfológico, para ter certeza do sexo e do desenvolvimento do bebê.”

O bebê

O bebê pesa 350 g tem cílios, sobrancelhas e unhas.

A mãe

Nessa quinzena você sentirá, pela primeira vez, os movimentos do bebê. Pode até levar um susto no primeiro momento, mas esse é o primeiro sinal de interatividade entre você e o seu bebê. Agora é a hora de fazer o ultrassom morfológico, para ter certeza do sexo do bebê e do seu desenvolvimento normal. Seu médico deverá pedir os exames laboratoriais de sangue e urina novamente.
Mande manifestações de carinho, que ele perceberá e retribuirá.

O pai

O bebê mexeu. Agora vocês sentem a vidinha pulsando, ou melhor, chutando forte e com frequência... Que legal!
Você até já está vendo o bebê engatinhando pela sala. Esse período é só de alegrias. Sua mulher está bem.
Assim como no ultrassom 3D, acompanhe-a ao laboratório para os exames de rotina. 


Semanas 23 e 24




(Imagem retirada do Google - imagem de bebê bocejando)



"O bebê cresce rápido e ganha peso. Brinca, chuta, faz alongamento, se espreguiça e adora receber carinho dos pais! Beba água: é essencial para evitar cistites.”

 

O bebê

O feto aos seis meses está feliz da vida: tem 32 centímetros e pesa 850 gramas. Reconhece a voz da mãe e do pai. Cresce rápido e ganha peso. Brinca, chuta, faz alongamento, se espreguiça e adora receber carinho dos pais!

A mãe

No sexto mês o volume de sangue está 30% maior que o normal. Você ganhou cerca de 6,4 kg, está com a pele bonita, brilhante e hidratada.
Beba água - e muita! - é essencial para evitar cistite.
É comum sentir um pouco de taquicardia - sensação de que o coração vai sair pela boca e a respiração fica um pouco mais curta.
É normal também ter dor nas costas e a digestão mais demorada. Ah!, não esqueça que vai precisar ir mais vezes ao banheiro, porque o peso do bebê começa a pressionar a bexiga.
É talvez o período mais tranquilo da gravidez. Você está feliz, sente o bebê mexer o tempo todo e tende a exagerar nas atividades - hora extra no serviço, faz limpeza, procura móveis e roupas para o bebê... Abusa e se sente poderosa!

O pai

Sua mãe e as outras mulheres da sua família preparam o chá de bebê. Você pode fazer um churrasco com os amigos ou reunir todos num chá-bar, que normalmente se faz antes do casamento. O legal vai ser curtir com ela a chegada do bebê.
Se não curte fazer compras do enxoval, pode pesquisar preço de berço, carrinho... 


Cuidados para estas semanas
Pode
Não pode
•Fazer um curso de gestante
•Fazer hidroginástica
•Usar roupas confortáveis e fashion
•Usar e abusar dos sapatos confortáveis
•Usar bolsa muito pesada no dia-a-dia
•Passeios muito cansativos
 

Dicas úteis  

•É hora de planejar a decoração do quarto e enxoval do bebê 

•Aproveite para organizar o chá de bebê

 

 (FONTE:http://delas.ig.com.br/filhos/gravidez)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

DESENVOLVIMENTO GESTACIONAL - SEMANA A SEMANA - DA 13ª A 20ª

Semanas 17, 18 e 19

(Reprodução)

"Pelo ultrassom já é possível saber o sexo do bebê e observar como ele faz movimentos constantes, ainda não perceptíveis por você.”

O bebê

O bebê já chupa o dedo. Tem 16 cm e pesa até 110 g na 17º semana, vai dobrar de peso até o final da 19º semana.

A mãe

Essa é uma fase que, normalmente, é muito tranquila para a mãe. Pelo ultrassom já é possível saber o sexo do bebê e ver que ele está sempre se movimentando, ainda que isso ainda não seja perceptível por você.

O pai

Nesse período, você vai começar a se preocupar com a infraestrutura para receber o bebê. Se fizer obras em casa, cuidado com a inalação de tinta. Nem todas causam alergia, mas é preciso ser precavido.

Semana 20

(Reprodução)

"Com um exame de ultrassom 3D é possível ter até uma noção do rosto do bebê. Se optar por esse tipo de exame de imagem, prepare-se para a primeira foto do seu filho!”

O bebê

O bebê tem 330 g e mede 25 cm. Ele se movimenta como um astronauta e os dedos já estão totalmente separados.

A mãe

Você e seu bebê começam a se conhecer melhor. Sua barriga já está crescendo e você aguarda sentir o bebê chutar a qualquer momento!
Com um exame de ultrassom 3D é possível ter uma noção do rosto. Se optar por esse tipo de exame de imagem, prepare-se para a emoção da primeira foto do seu bebê!!

O pai

Vai ser muito bacana se puder marcar o exame de ultrassom 3D num sábado para acompanhar sua mulher e curtir esse momento. Depois você manda a imagem por e-mail para os familiares e amigos ou até coloca no YouTube! 


 
Cuidados para estas semanas
Pode
Não pode
•Namorar MUITO e aproveitar a boa fase da gravidez
•Fazer passeios ao ar livre
•Tomar banho de mar
•Frequentar brinquedos de parque de diversão e cinema 3D
•Cuidado com as baladas


Dicas úteis 

O enjoo deve ter passado de vez e você pode fazer uma visita ao dentista para uma avaliação. A gestação desgasta os dentes. Fique atenta

(Fonte: http://delas.ig.com.br/filhos/gravidez)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...