sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Minha gravidez Semana a Semana

28ª semana

Minha Gravidez Semana a Semana

A medida do bebê é de 25cm. O seu peso está em torno de 1100g.
Os cabelos estão mais compridos e o cérebro bem ativo com formação de dobras específicas. Na 28ª semana, o bebê começa se mexer menos, mas ainda tem espaço para isso.
Enquanto isso, a barriga da mamãe só cresce. O útero está a 8cm acima do umbigo. A dificuldade para respirar a acompanhará até o fim da gestação. Você deve ter ganhado uns 10 quilos.
Não estranhe se aparecer uma linha escura que vai do umbigo até os pêlos pubianos, chamada de linha negra. Tende a desaparecer até 12 meses depois do nascimento.
Se fizer mais de 5 anos da última vez que realizou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente e em partos domiciliares.

Diabetes gestacional


Cuidado com a glicose excessiva no sangue. Isso acontece também em mulheres não diabéticas, que desenvolvem diabetes durante a gravidez. Tende a desaparecer depois do nascimento do bebê. Mulheres obesas ou que tenham parentes de 1º grau com diabetes têm maior probabilidade de apresentar a doença.
O diagnóstico é feito através do exame de glicemia em jejum.
É perigoso e pode causar parto prematuro, aumento de peso do bebê e ele pode ir para UTI quando nascer por hipoglicemia.
A mamãe diabética precisa seguir rigorosamente uma dieta específica orientada pelo médico.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).


Uma notícia nada agradável!

Liguei para minha GO (Ginecologista Obstétrica), eram, aproximadamente, 14h da terça-feira, dia 03. Queixei-me de andar enjoada, nauseada, com ânsia de vômito, aff... mal mesmo, cansada... Ela disse que é normal algumas gestantes no último trimestre apresentarem esses sintomas de enjoo novamente, mas que eu aferisse a minha pressão e entrasse em contato com ela.
Tudo bem, aferi e deu 12x9. Não vi nada demais. 
À noite, lá pras 22h40, liguei pra ela com o seguinte sintoma: vista turva, pontinhos brilhantes (sabe quando você olha  e tontura.
Ela me mandou ir ao seu consultório no dia seguinte, bem cedinho.
Fomos, meu marido e eu. Ela aferiu minha pressão e estava a 14x10. Ela se preocupou. E eu também.
Disse que isso poderia ser pré-eclampsia e me passou uma bateria de exames para fazer. Remédios para controlar a pressão (Metildopa de 250 mg, 3x ao dia) e injeção para amadurecer o pulmão do neném (Celestone Soluspan, duas doses). Após o almoço, tomar um ASS infantil, aferir a pressão 3 vezes ao dia e fazer os exames de sangue e de urina todas as segundas e quintas-feiras. Fazer uma ultrassonografia com Doppler colorido toda semana, para acompanhar o desenvolvimento do bebê, sua circulação e oxigenação.
Disse-me, ainda, que se minha pressão não se normalizar, ela terá que interromper a minha gestação, submetendo-me a uma cesária, ou induzindo o parto, para retirar o meu filho e colocá-lo na incubadora, para evitar problemas maiores. Porém, minha GO tem esperança de que chegue a, pelo menos, 32 semanas de gestação, que é quando eu já vou estar com 7 meses. É mais viável. Então, ela tirará os pontos de minha cerclagem, se eu estiver com 6 cm de dilatação, ela induz o parto, caso contrário, faz uma cesária.

Estou, agora, nesta torcida para que tudo se normalize, tudo dê certo e aconteça da melhor forma possível. Com a permissão do Senhor.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Gravidez, semana a semana


27ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana
A medida do bebê é de 24cm e seu peso é de 1000g (1 Quilo).
As funções do cérebro do bebê se aprimoram cada dia mais. Já tem enormes chances de viver sem seqüelas se nascer prematuramente, mas terá que ficar em incubadora, pois não tem gordura suficiente para deixar seu corpo aquecido.
O útero da mamãe encontra-se a 7cm acima do umbigo.
A taxa de colesterol pode aumentar, mas é normal. A dificuldade de respirar também aumenta, o feto pressiona os pulmões.
Nunca esqueça de alimentar-se bem, o bebê necessita de muitos nutrientes sempre.
Curso para gestantes
Procure e faça um curso para gestantes.

Normalmente, os cursos são realizados nas maternidades e nas Unidades Básicas de Saúde do seu Estado. Nele você poderá tirar todas as suas dúvidas com profissionais da área de saúde sobre a gestação, conhecer melhor você e seu bebê, aprender a reconhecer quando chegar a hora do seu bebê nascer. Além disso, os cursos informam sobre amamentação e tipos de parto, momento do parto e os dias que se seguem após o parto.
ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

Clique aqui para acessar o Guia do Bebê



Entrevista com especialista em IIC

Erivane - Do que é composto o colo do útero? É um músculo?
Dr.Barini - O colo do útero não é um músculo, como muitos pensam. O colo do útero é composto de tecido conjuntivo (uma matriz que sustenta as células), fibras elásticas e de colágeno, glândulas e poucas células musculares. As alterações do colo em mulheres com insuficiência cervical estão relacionadas ao amolecimento e frouxidão, características relacionadas ao tecido conjuntivo e a quantidade de fibras elásticas e de colágeno.

Erivane - O que é Incompetência Istmo Cervical (IIC)?
Dr.Barini - É um defeito do canal cervical que perde, ou não tem congenitamente, a capacidade de suportar o peso da gravidez sem se dilatar. Hoje, preferimos usar o termo “insuficiência” ao invés de “incompetência” do istmo-cervical.

Erivane -  É possível detectar a IIC na primeira gestação, logo no início, ou é necessário ocorrer o aborto espontâneo tardio para suspeitar da IIC?
Dr.Barini - É possível suspeitar através de exames de ultra-sonografia. Como tem sido quase rotina a realização do ultra-som para a translucência nucal com 12-12 semanas, nesta fase já se realiza uma medida do colo uterino. Mas a época ideal para se investigar a IIC é a partir de 16 semanas, nos casos de pacientes já com a suspeita clínica por uma perda anterior ou por um parto prematuro precoce com história de dilatação silenciosa (sem dor). Nas pacientes sem antecedentes, essa pesquisa se faz agora na rotina do ultra-som de 20 semanas (chamado de morfológico). A verificação de um colo uterino curto (com menos que 2,5 cm) é indício de alto risco de prematuridade e pode ser o primeiro passo para se identificar a IIC em pacientes assintomáticas e sem antecedentes clínicos. Outra proposta, nos casos de dúvidas de diagnóstico e se fazer o exame com compressão do fundo uterino e verificando se aumenta o encurtamento ou o afunilamento do colo, ou se fazer o ultra-som transvaginal com a gestante em pé, o que imita a compressão do colo pela gravidade. Mas não há consenso na literatura médica sobre qual o melhor método para o diagnóstico da IIC na primeira gravidez.

Erivane - O que é circlagem uterina?
Dr.Barini - É a colocação de um fio de sutura no colo uterino para impedir sua dilatação antes do tempo desejado, isto é o termo na gestação.

Erivane - A circlagem é indicada somente para mulheres portadoras de incompetência istmo cervical?
Dr.Barini - Sim, essa é a indicação precisa.

Erivane - Qual o melhor período para se fazer a circlagem uterina em uma gestante portadora de IIC?
Dr.Barini - Sempre depois de 12 semanas e de preferência antes da 20ª semana.

Erivane - Quais as melhores condições para se realizar a circlagem?
Dr. Barini - Colo não dilatado e sem sinais de infecções (o que deve ser confirmado por exames de culturas específicas).

Erivane - Qual a diferença entre circlagem simples e circlagem dupla?
Dr.Barini - Uma usa um ponto apenas e a outra, dois fios. Na circlagem dupla os pontos se somam na sustentação do colo, impedindo que o esforço do peso da gravidez rasgue o colo e force uma dilatação silenciosa.

Erivane - É possível fazer circlagem antes de a paciente engravidar? Por quê?
Dr.Barini - É possível e é indicado nos casos mais graves, geralmente com uma lesão no colo uterino que impede uma circlagem na gestação (por exemplo, uma paciente que tenha sido submetida a uma cirurgia de conização do colo ou uma amputação por câncer in situ, ou que tenha uma lesão traumática em outro parto).

Erivane - Quais as anestesias utilizadas para realização da circlagem?
Dr.Barini - De maneira geral se utiliza a anestesia loco-regional: raquídea ou peridural. Raramente é necessária anestesia geral.

Erivane -  Toda mulher que possui o colo incompetente tem que colocar os óvulos de progesterona via vaginal? Para que eles servem? A partir de quantas semanas de gestação eles deverão ser utilizados?
Dr.Barini - Não há consenso se a progesterona deve ser usada por todas as mulheres que fizeram circlagem. A progesterona está indicada para mulheres que tem antecedente de parto pré-termo, ou seja, antes de 37 e depois de 24 semanas, ou que tenham colo uterino curto (menor que 25 ou 15 mm). Portanto, para as mulheres circladas com estes antecedentes a progesterona deve ser usada; para as outras não há consenso absoluto e a decisão deve ser individualizada para cada mulher.

Erivane - Por que a IIC não é propagada sendo que a cada dia que passa aumenta o número de mulheres portadoras desta anomalia?
Dr.Barini - Não há estimativas confiáveis do número de mulheres portadoras de insuficiência cervical, apenas da incidência desta em portadoras de perdas gestacionais de repetição. Não há evidências que o número de portadoras esteja aumentando. A importância da insuficiência cervical reside no impacto emocional que perdas de repetição causam nestas mulheres (aspecto que não pode ser negligenciado), nas seqüelas graves da prematuridade extrema associada aos partos muito precoces e na mortalidade destas crianças. A incidência, portanto, mesmo não sendo elevada ou crescente, é secundária, diante do grande impacto desta condição clínica na vida das mulheres e seus filhos.

Quem são as pessoas da entrevista?

Erivani - Erivane de Alencar Moreno sofreu quatro abortos espontâneos e foi submetida a três circlagens uterinas.
Em 2004 descobriu a causa das suas perdas gestacionais: "Insuficiência Istmo Cervical "IIC" (flacidez no colo do útero) a qual é responsável por 23% dos abortos espontâneos no segundo trimestre de gestação.
Após o nascimento de sua filha, passou a entrevistar vários médicos e acompanhar as linhas de pesquisa em assuntos relacionados a Insuficiência Cervical.
Criou o site (www.cerclagem.com.br) para levar a você as mais recentes matérias sobre a IIC bem como as técnicas de circlagens uterinas.  Seu trabalho é prestar apoio as vítimas de aborto espontâneo, tanto através deste site, como através de sua comunidade Cerclagem, no Orkut, tirando dúvidas e motivando-as para que não percam a esperança de ser mãe, porque muito embora a IIC não tenha cura, com uma boa técnica de circlagem uma mulher pode perfeitamente ter o seu bebê. Sua árdua batalha estende-se a divulgar a IIC para que as mulheres não venham mais perder os seus bebês devido o problema não ser diagnosticado na primeira gestação.

Dr. BariniProfessor Livre-Docente da Disciplina de Obstetrícia, Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenador do Programa de Medicina Fetal e Imunologia da Reprodução, Disciplina de Obstetrícia, Departamento de Tocoginecologia da UNICAMP. Coordenador do Ambulatório de Perdas Gestacionais Recorrentes, Divisão de Obstetrícia, Departamento de Tocoginecologia, CAISM /UNICAMP



Sites que tratam do tema: Incompetência Istmo-Cervical

Navegando pela net, dei uma olhada em alguns sites que falam do tema citado. São interessantes e seria bom que vocês que visitam este blog para se inteirar do assunto, também dessem uma olhada - bom, é apenas uma sugestão.
Unindo conteúdo técnico com as minhas próprias experiências, podemos tirar nossas dúvidas e conclusões.

Segue os endereços:

O que é cerclagem (ou circlagem) - http://www.cerclagem.com.br/page_7.html
Tipos de cerclagem (ou circlagem) - http://www.cerclagem.com.br/tipos_circlagem_34.html

Uma dos motivos que provocam a IIC é o colo do útero curto (http://www.cerclagem.com.br/colo_curto_21.html). Mas, como falei em posts anteriores, mulher difere de uma pra outra, organismos reagem diferentes. E comigo foi assim, pois o meu colo não é curto e, no entanto, tenho IIC!




Relato de uma gestante que fez a cerclagem e necessitou ficar de repouso absoluto também: http://www.cerclagem.com.br/repouso_44.html




segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Vídeo entrevista sobre aborto completo e incompleto


Heitor! Por que a escolha deste nome??

Desde que comecei a namorar o meu marido, que ele me fala do sonho de ser pai de um menino, e de colocar o seu nome de Heitor. Questionei: "Por que Heitor?" E ele me respondeu: "Por que foi um verdadeiro heroi, lutou bravamente por seu país, Tróia. Embora tenha morrido, ele foi digno até o fim. Meu filho vai ser Heitor, o domador de cavalos!"
Após isso, ele locou o filme Tróia para que eu pudesse assistir e, assim, conhecer Heitor, e encantar-me com sua bravura, valentia e honra, como ele se encantou.
De fato, o filme é muito bom, a história é interessante e Heitor é uma figura fascinante!
Heitor, nmitologia Gregaera um príncipe de Tróia e um dos maiores guerreiros na Guerra de Tróia, suplantado apenas por Aquiles. Era filho de Príamo e de Hécuba. Com sua esposa, Andrómaca, foi pai de Astíanax.
Como o seu pai fosse incapaz de combater, durante o cerco de Tróia feito pelos Aqueus, devido à sua avançada idade, Heitor foi nomeado general das tropas troianas. A sua força, coragem e eficiência na guerra foram enormes: nos poemas épicos de Homero, Heitor é responsável pela morte de 28 herois Gregos; nem Aquiles obtém um número tão grande (24 herois Troianos caídos a seus pés).
Pela voz do Destino, os Troianos estavam informados que as muralhas de Tróia nunca cairiam enquanto Heitor se mantivesse vivo.
Na Ilíada, Homero chama-o de "domador de cavalos", devido a preocupações de métrica e porque, de modo geral, Tróia era conhecida por ser criadora de cavalos.
Durante a Guerra de Tróia, Heitor matou Protesilau e foi ferido por Ájax. Nos quadros de guerra descritos na Ilíada, ele luta com muitos dos guerreiros Gregos e normalmente (mas nem sempre) consegue matá-los ou feri-los. Quando, sob a assistência de Apolo, ele mata Pátroclo e desbarata todo o exército grego, parece que se chegou a um ponto de viragem no decorrer da guerra.
No entanto, o destino pessoal de Heitor, decretado por Zeus no início da história, nunca está em dúvida. Aquiles, irado pela morte do seu primo e amigo Pátroclo, mata Heitor e arrasta o seu cadáver à volta das muralhas de Tróia. Finalmente, por intervenção de Hermes, Príamo convence Aquiles a permitir que o seu corpo seja recuperado de modo a prestarem-lhe cerimônias fúnebres. O último episódio da Ilíada é o funeral de Heitor, depois do qual a perdição de Tróia é uma questão de tempo.
(Editado do http://www.saberweb.com.br/mitologia_grega/herois_gregos/heitor.htm)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...